Cratera faz a cidade ficar amedrontada


O que está acontecendo em Guaranésia????

De repente, muda a admistração e da noite para o dia a cidade acorda com uma cratera financeira enorme, beirando a falência?? E os reflexos disso faz a cidade ficar amedrontada com o vandalismo, assaltos e drogas. Jovens sem futuro, adultos sem consciência de cidadania e idosos morrendo de medo. As casas estão recebendo grades de ferro nas janelas  e vivem todos enjaulados. Sem segurança na própria moradia. Temos agora que olhar a rua, a praça através do quadrados e retângulos que lembram uma prisão, por mais que sejam pintados de branco e não estamos falando de uma aula de desenho… Mas sim, desta situação onde se faz um presídio novo em parceria com a cidade vizinha, mas não dá à populaçào a segurança pública mínima nas ruas e para os seus cidadãos.  E olhem o estado em que se encontra a cidade …Nos bairros novos no alto da cidade, mais drogas e crimes…assaltos e morte etc…Mas onde está a Secretaria de Segurança Pública de Guaranésia?? Mas também pergunto: temos uma secretaria de Segurança Pública?  Se tivermos, por favor ajudem o nosso povo a viver e trabalhar tranquilos. Se não, é hora de abrir uma nova Pasta para que esta secretaria realize ações que tragam segurança para todos os cidadãos e para o Patrimônio Público. Por que nem as estátuas estão sendo perdoadas… Nem os automóveis podem passar a  noite na rua de frente a residência do proprietário  porque correm o risco de ao  amanhecer encontrarem o auto sem rodas.  Na última vêz que estive lá e visitei  o cemitério da cidade para uma reza aos meus antepassados, confesso que fiquei inseguro ao estacionar o carro na praça em frente. Eu soube também que a Prefeitura está tentando tapar umas crateras para só depois, e se conseguir, desenvolver e realizar o plano de trabalho que o atual Prefeito deseja. Mas… Enquanto isso, aqueles que no passado só se aproveitaram dos recursos públicos para enriquecimento próprio continuam, se não circulando pela cidade, gozando do conforto do novo lar, ou viajando, reformando a casa… enfim deu pra fazer um monte de coisas ganhando em média uns dois mil e pouco Reais por mês.

Confesso também que eu não poderia ficar calado diante de tal situação. Um lixo!!!

E falando de lixo… também fiquei preocupado com a propreza da cidade. A última vêz que estive com o atual Prefeito eles estava às voltas com o problema do lixão que foi mal administrado na gestão anterior. Realmente a “cratera” deve ser enorme para a Prefeitura, mas ainda acreditamos que o Prefeito que é um administrador competente e premiado vai conseguir realizar uma melhora para a cidade continuar a ser a Guaranésia das manhãs orvalhadas que conhecemos um dia.

Não estou aqui para criticar ninguém. Só estou relatando o que vi e até ouvi. E na volta, passando em frente à Destilaria e pensando como pode a cidade ter indústria de grande porte e mesmo assim esta só  emprobresse a cidade seja com o lixo preto da queimadas ( ainda bem que com as novas leis, em 2014 isso para), seja com o cheiro e poluição da vinhaça. Que impostos a Destilaria e demais indústrias pagam para o município?  Parece que deram concessões demais e as industrias só tiram do município a água, a energia elétrica e oferece empregos. E quando os cidadãos precisam de de apoio para realizarem algo humanístico tem que mendigar para essas indústrias… Mas já imaginaram se tivéssemos uma Lei Municipal que cobrasse um imposto de 0,01 % sobre cada litro de álcool que sai do município?? E lembrem-se que são milhões de litros de ácool que saem dali…E isso sem falar das outras indústrias como as de tecidos… 0,01% sobre cada metro de pano….Com certeza a cidade estaria numa situação melhor, teria dinheiro em caixa para realizar suas obras públicas. Conseguiria tapar essa cratera vergonhosa que deixaram na cidade. E o que estou falando é pura verdade, basta ver as cidades que possuem uma Destilaria… todas melhoram de alguma maneira. Ta certo que tivemos a questão da crise financeira mundial, mas isso não pode ser desculpa para sempre e os autores da cratera precisam ser responsabilizados e se provado condenados a devolver aos cofres públicos aquilo que levaram em proveito próprio.

Vamos ver. Feliz 2010 para todos.

Anúncios

4 comentários em “Cratera faz a cidade ficar amedrontada

  1. Caro Prof. Ivan
    Nós nos conhecemos desde muito tempo. Se você não sabe quem é a Melissa vou lhe apressntar.
    Melissa é Médica Veterinária, presta serviços no Ministério da Agricultura em Brasíla DF e é minha filha.
    Como fui chefe de gabinete da administração anterior, da qual o Sr insinua que deixou uma “cratera” nas finanças da Prefeitura de Guaranésia, sinto-me no direito de convidá-lo a verificar os documentos contábeis daquela gestão dos quais tenho cópia completa , e apontar quais as dívidas deixadas para a atual administração.
    Faço aqui um desafio público:
    Se alguém, pessoa física ou jurídica, tiver em mãos documentos comprobatórios de crédito junto à Prefeitura de Guaranésia, de responsabilidade da gestão 2005/2008, venha receber em minha residencia. Praça José Teixeira de Moraes 111 (antiga Praça da Estação).
    Caso contrário, procurem saber onde está sendo empregada a arrecadação atual, parem de jogar pedra a esmo e tentar denegrir a imagem de pessoas honestas que deram sua contribuição ao desenvolvimento do Município.
    A Escola a que o Sr. se referiu foi constrida dentro do que foi contratado, ficando os finalmentes para um segundo convênio que foi firmado com a Caixa Escolar, com o qual foram terminadas as obras. Por várias razões não deu tempo para que tudo fosse feito na mesma gestão. E foi contratado o Sistema Pitágoras de Ensino para toda a rede Municipal. Não sei porque mas a atual administração não deu sequencia e dispensou o Pitágoras.
    Esta gestão tambem construiu uma cadeia em parceria com Guaxupé que hoje abriga 120 detentos, todos da região, portanto próximo de suas famílias em em condições humanas de carceragem. Os presos inclusive trabalham prestando serviços às Prefeituras.
    Construimos 2 prédios para abrigarem PSF (Programa de Saude da Família) Criamos a Fundação Municipal de Saúde que fez convênio com a Fundação Guimarães Rosa, fundação que administra, no Estado, os Hospitais da Polícia Militar. Por um valor mensal tínhamos acesso a um sistema de gestão da saúde no Municipio, recebíamos todos os medicamentos necessários à distribuição gratuita à população atendida pelo SUS e ainda alguns exames e outros procedimentos. Não se esqueça que o Prefeito daquela gestão é Médico. Este convênio Também foi cortado.
    Construimos uma Creche em Santa Cruz da Prata.
    Construimos uma unidade e alugamos mais dois locais para instalação de Telecentros, com o objetivo de propiciar inclusão digital principalmente às crianças. Tive a informaçao recentemente que também foram fechados como medida de contenção de despesas.
    Iniciamos sim o tratamento do lixo, em consórcio com outros cinco Município. Infelizmente, na atual administração, apenas dois Prefeitos se candidataram e foram reeleitos. O de Arceburgo e o de Cabo Verde, este o único a lutar pela permanencia e reativação do Consórocio. Deixaram morrer por acharem “caro” o processo, sem ao menos estudá-lo. No correr do tempo o retorono do ICMS Ecológico- Lei Robin Hood- deixaria o tratamento a custo zero. Mas deixa pra lá.
    Em tempo: a reforma prevista para o Centro Cultural será com verba obtida em nossa gestão pelo então Diretor de Cultura Gilberto R. Alves – Tato-.

    Caro Ivan
    Para não alongar muito deixo aqui um convite para que venha a minha casa em sua próxima visita à Guaranésia onde poderemos esmiuçar, a vista de documentos, todas estas dúvidas e esclarecer os maus entendidos.
    Quanto à segurança pública o que lutamos e acredito que toda administração tem esta prioridade, é pedir ao Estado mais policiais e equipamentos mas a alegada falta de contingente sempre deixa a desejar. Não é atividade-fim do Município.
    Por isso preocupamos tanto com a educação conforme dito acima.
    Também sou Guaranesiano, ha 58 anos, e pretendo o bem de minha terra.
    Ha! Em tempo. Tenho todas as cópias de minhas declarações de I.R. com as quais posso provar que com os rendimentos de meu trabalho ao longo de quase 40 anos, pude construir a casa onde resido e não me agrada insinuações mal intensionadas a este respeito.
    No aguardo de sua visita envio-lhe forte abraço
    Carmo

    1. Prezado Carmo, saudações guaranesianas.
      Primeiro gostaria de agradeçer pelo convite.
      Muito gentil de sua parte em esclarecer as questões colocadas e também que Melissa é sua filha veterinária.
      Sua mensagem, no entanto, me fez lembrar de uma colocação do nosso ex-presidente Fernando Henrique, na Revista Veja, recentemente: “Por que será que todas as vezês que eu abro a boca, alguém do governo reclama?”… Lembrando a todos que é só dar uma busca no google que encontraremos esses assuntos de Guaranésia, como por exemplo, a palavra do prefeito atual, dada ao jornal “A Folha Regional” em 05/06/2009 (vide http://www.afolharegional.com/politica/45-padrao/286-guaranesia-de-cara-nova-com-a-administracao-minchillo.html ) e em 04/12/2009 (vide http://www.afolharegional.com/regiao/38-padrao/764-prefeito-de-guaranesia-responde-criticas-de-marco-regis-sobre-o-consorcio-do-lixo.html ).
      O prefeito atual esclarece a situação.
      Por tanto, sem mais a comentar, atenciosamente!
      Ivan

  2. Olá,
    Desculpe-me mas pela data do artigoa cho que o sr anda um tanto quanto desinformado e deveria então ir atrás de informações concretas antes de sair falando mal da cidade.Guaranesia até 1° de janeiro de 2010 tinha o sistema Pitagoras implantado em suas escolas públicas sem dever nemhumreal a ninguém e sem deixar rombos na prefeitura,tb tinha um contrato de desenvolvimento sustentavel do lixo que seria tratado.aterrado e plantado arvores com o xorume produzido pelo mesmo,todos esses fatos são facilmente averiguáves caso o sr queira ao invés de sair publicando “histórias que o sro ouviu”.Infelizmente a atual administração alegou não ter dinheiro para continuar as benfeitorias feitas na gestão anterior mas cade a prestação de contas pra provar?:porque até entã não existia rombo algum.

    1. Prezada Melissa, boa tarde.
      Vamos esclarecer umas coisas já que eu soube que este meu artigo está sendo bem comentado na cidade. O que considero muito bom pois este blog teve ao longo de um ano mais de vinte e sete mil visitas! E saiba que faço isso por prazer e não recebo apoio algum. A não ser com os nossos filmes que estamos vendendo bem e com isso conseguimosum incentivo para continuar esse trabalho. Aliás, você é de qual família?? Você deve ter visto que já estamos com várias famílias catalogadas aqui. Se a sua for guaranesiana, pode enviar um histórico com foto e publicamos.
      Então vamos lá:
      Em primeiro lugar, sou Guaranesiano, amo e respeito a atual administração e como cidadão e profissional procuro fazer o melhor para cidade. A Casa da Memória, o Centro Cultural, a preservação do patrimônio histórico entre outros são exemplos e resultados do meu trabalho. Este blog democrático também;
      Em segundo, sei da qualidade do sistema pitágoras, pois sou professor universitário a mais de dez anos. E o meu artigo não está questionando o sistema de ensino no município… mas acho um absurdo a cidade construir uma escola nova para substituir o antigo “Ginásio”, e faltar a energia elétrica e outras coisas para a escola funcionar. Parece que foi mal administrada a construção. Não acha??? Mas agora já está funcionando e parece que vai bem. Viva!!
      Em terceiro, você colocou muito bem: “…tb TINHA um contrato de desenvolvimento sustentável do lixo…” muito bem, TINHA e porque será que não tem mais, por que será que não deu certo e o atual prefeito teve que ficar com o pepino na mão??? O contrato deve ter ido para o lixo também!
      Em quarto, você também está certa em dizer que “Infelizmente a atual administração alegou não ter dinheiro para continuar as benfeitorias….”, por que será??? Parece que ninguém se importa…
      Em quinto, você mesmo questiona “…cadê a prestação de contas???” Vamos esperar. Com o tempo o poder público com certeza já deve estar investigando e esclarecerá essas e outras questões.
      Meu artigo foi escrito a partir do que vi, senti, escutei, conversei e não estou aqui para falar mal da cidade e nem de ninguém, mas como cidadão e você também, se for, devemos questionar, pois temos direito de uma adminsitração transparente para melhorar e tranquilizar a vida da população e não ficarmos de braços cruzados enquanto cidade está nesta situação de insegurança, roubos e tudo o mais.
      Mas agora vem o carnaval e provavelmente vamos fazer bonito economizando. Só alegria pois o carnaval é uma manifestação cultural importante no Brasil. Muita música para esquecermos os problemas….E assim caminha a humanidade, mas será que a cidade vai ter dinheiro para incentivar o esporte, a arte, a cultura, o turismo e melhorar o nivel cultural do nosso povo? Cuidando melhor do meio ambiente, insentivando o esporte ao longo do ano? Mas eu soube também que esse ano vai começar a melhorar. Tomara que seja verdade! O Centro Cultural vai ser restaurado este ano, a Casa da Memória vai ter verbas para organizar seus eventos este e nos próximos anos. O valores arrecadados com o icms na Lei Robin Hood vão mesmo ser aplicados no patrimônio e tudo vai funcionar bem e perfeito!! Com certeza.
      Para finalizar, agradeço pelo seu comentário.
      Um grande abraço.
      Prof. Ivan

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s