Mogiana 100 ANOS


HISTORICO DA LINHA: O ramal de Passos foi inaugurado em seu primeiro trecho de 15 quilômetros ligando Guaxupé a Guaranésia, em 1912. Foi sendo prolongado aos poucos, chegando a Passos, onde terminava, somente em 1921. Em 1976, o tráfego de passageiros foi eliminado, sobrando os cargueiros, que, com o tempo, passaram a atender somente ao carregamento de cimento da fábrica de Itaú de Minas, e vindo não por Guaxupé, mas por São Sebastião do Paraíso, ali chegando pela antiga linha da São Paulo-Minas. Com isso, o trecho entre Guaxupé e S. S. Paraíso foi abandonado, e teve os trilhos retirados por volta de 1990. O trecho entre Paraíso e Itaú de Minas ainda tem seus trilhos, mas as cargas de cimento deixaram de circular já há anos e o abandono da linha é total. O trecho final até Passos teve também os trilhos retirados.

leia mais: http://www.estacoesferroviarias.com.br/mmg/guaranesia.htm ou neste blog para conhecer ou relembrar.

Anúncios

3 comentários em “Mogiana 100 ANOS

  1. O fascínio do trem é inegável, sobretudo na infância. Hoje em vivo em São Roque por causa do trem. Quando vim fazer o mestrado na PUC, em 1992, quis uma cidade de onde fosse possível chegar à Barra Funda por trem, então fui morar em Itapevi, que era a última estação da CPTM. Quando tive o meu segundo emprego, no Banco do Brasil, fui trabalhar em Cássia, e pegava o trem, se não me engano, nas noites de domingo, e depois de chegar a uma cidade vizinha de Cássia, fazia o resto do trajeto de ônibus. Voltava provavelmente de trem também, para fazer Matemática na Faculdade em Guaxupé. Pelo menos uma das viagens foi de trem, porque não me esqueço de uma terrível dor de dente. Nos últimos anos de funcionamento fiz uma última viagem de Guaxupé para Campinas, e talvez tenha ido mais alguma vez de São Paulo para Campinas e de Campinas para Guaxupé. Me lembro vagamente. A própria empresa vendia um estranho saduíche, meio murcho.

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s