Livro História de Guaranésia


Prezados colaboradores.
Estamos organizando o Livro História de Guaranésia.
Vamos fazer um bom trabalho!
É esta certeza que inspira o livro da memória de Guaranésia, onde a história desta tradicional comunidade está sendo relembrada, recontada e preservada de forma organizada e de fácil entendimento, preservando as origens e explicando as raízes da cultura regional contemporânea. É nestes acontecimentos e no entendimento deles que  se abrigam, de forma menos misteriosa, as explicações para as vontades culturais, expectativas e idiossincrasias da sociedade. É no passado e no rastro deixado por uma comunidade que ficam os resquícios que temperam a atualidade social, política e cultural dessa mesma comunidade. Daí dizer-se com freqüência que conhecendo o passado se pode melhor conviver com a contemporaneidade e planejar o futuro. O que este livro proporciona, além de ativar a memória e o apreço pela história, é o fato de ser um instrumento valioso para gerenciar a convivência, com todos seus percalços. É importante ter-se em mente que este trabalho, visto inicialmente como uma ação humanística é também um importante equipamento para melhor administrar a convivência. A mesma experiência, que é fator tão determinante para a harmonia global neste instante histórico, cravado de injustiças e de discórdia, fato que valoriza ainda mais o esforço e a dedicação dos envolvidos na pesquisa e na organização das memórias contidas neste volume.
O ideal seria que todas as Guaranésias do Brasil tivessem entre seus  cidadãos, aqueles para os quais preservar o percurso da história, com seus feitos e personagens é ação fundamental. Já que o tempo passa inevitavelmente, enquanto escreve a história, e que, a cada dia esta se acumula e acumula, é necessário que alguém comece logo a cuidar dela através de ações culturais e educacionais, promovendo a produção artística ou  edições, como esta. Amém. 

 

Anúncios

4 comentários em “Livro História de Guaranésia

  1. Um dos trabalhos mais importantes que estamos realizando através da Casa da Memória de Guaranésia é o resgate e preservação da História através das lembranças dos nossos cidadãos, suas famílias, seus trabalhos e profissões porque são eles que construiram e constroem a nossa história. E o Guaranésia Memórias faz sucesso e a cada dia recebemos novas fotos “antigas” e informações importantes de fatos do nosso passado.

    Outro trabalho que muito nos auxilia é o livro da Igreja de Guaranésia que está no site dos Mormons no link:
    https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FMMPL-BYT%3An1415500262%3Fcc%3D1719212

  2. não entendi direito. trata-se de um convite para que nós, ligados a Guaranésia, enviemos contribuições? Por exemplo, acredito que possa lembrar alguma coisa relacionada com a instalação de um dos primeiros bancos da cidade, por meu pai, Pedro Teixeira, em 1958. Além disso, trata-se de um livro do tipo oficial, com prefeitos, empresas, ou um livro na linha da Nova História, que prioriza as pequenas histórias, do cotidiano, como daquela frequentadora daqui que em um ótimo texto diz que o pai dela chamava os filhos pra rezar o terço na Pratinha ao cair da noite?

    1. isso mesmo Luiz. O que já estamos fazendo aqui no blog, de forma descontraida. Venho organizando um livro tanto oficial como educativo e desde quando esse blog começou venho coletando essas estórias, informações e “causos”… Tenho algumas fotos do Banco da Lavoura mas temos poucas informações sobre quem implantou esse banco.

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s