O turismo do patrimônio histórico e cultural de Guaranésia

Padrão

Reflexos e sugestões para a melhoria da indústria do turismo do patrimônio histórico e cultural de Guaranésia.

O Município de Guaranésia apresenta em seu espaço físico territorial urbano um patrimônio histórico e cultural muito rico, capaz de evidenciar a grandeza da cidade ao longo de sua trajetória evolutiva, fundamental para o processo de solidificação dos valores regional e local.

O patrimônio histórico e cultural urbano de Guaranésia deve representar um papel importante no processo de gestão do município, no momento em que se busca resgatar a sua contribuição social, política e econômica oriunda de seu potencial evidenciado pela indústria do turismo. Esta colocação se faz relevante, mediante análise de dados como, resultado de pesquisa no Município de Guaranésia, que enfatiza o fato de que o munícipe, ou seja, o cidadão guaranesiano pouco conhece a sua cidade nem a sua história.

A pesquisa que estamos realizada no âmbito da municipalidade de Guaranésia, em sua abrangência continental/urbana, enfatiza o turista interno (o munícipe) e o externo, com a finalidade de compreender a sua relação com o complexo turístico existente na área central da cidade, desde o marco de seu surgimento e a área urbana, na Primeira Légua Patrimonial do município.

Alem disso, os primeiros resultados já evidenciam aspectos relevantes relacionados à infra-estrutura, saneamento básico, serviços públicos e serviços sociais, fundamentais ao fomento do turismo histórico e cultural na cidade de Guaranésia com ênfase a sugestões para o implemento do processo de auto sustentabilidade do Patrimônio histórico e cultural do município de Guaranésia.
O centro da cidade que fica na Primeira Légua Patrimonial do município, é a área mais dinâmica. É nesta área que se encontra os principais equipamentos de educação, saúde, comércio, serviços, lazer e recreação; os lugares de trabalho mais significativos; o surgimento de edificações modernas, algumas verticais utilizadas pela população, como pode ser visto na foto.
Observa-se na cidade de Guaranésia que tanto na Primeira Légua Patrimonial, como na área de transição o processo de modernização vem tornando-se cada vez mais intensificado, acarretando para o município como um todo problemas sócio culturais gravíssimos.

Um dos principais problemas ocasionados por este processo de modernização descontrolado segundo Castro Filho [1991], é referente às consequências com o entorno, oriundas da estrutura arquitetura dos prédios, que dificultam e interferem no visual paisagístico, e assim, podendo levar a cidade guaranesiana a uma enorme desconfiguração.

É neste contexto que o patrimônio histórico e cultural do município representado por igrejas, museus, teatros, mercados e os mais diversos monumentos espalhados pela cidade, demonstram a vocação adormecida da cidade para o turismo histórico-cultural. Evidencia-se, somado a este rico patrimônio histórico e cultural, que se pode destacar outras características culturais marcantes da cidade, como as manifestações folclóricas e artística local e regional, além de hábitos peculiares como a alimentação, as feiras livres, e a própria disposição festiva e hospitalidade da comunidade guaranesiana.

Guaranésia, aliando o conforto e a agitação das pequenas cidades com sua herança histórica e cultural, ainda viva, podem mudar seu perfil econômico através do turismo. Mas para isso é preciso identificar quais os verdadeiros entraves para o desenvolvimento da industria do turismo especificamente a atividade histórica e cultural e buscar as soluções e principais tomadas de ações.

1926

Rua Julio Tavares em frente a Praça Coronel Francisco de Paula Ribeiro, praça tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico.

casa demolida 2

casa2

Ruralcred Guaranesia 2014

O antigo casarão foi demolido em 1985 pela extinta Caixa Econômica Estadual. Mais tarde foi construído novo prédio onde hoje é a sede da importante cooperativa de crédido rural Sicoob.

 

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s