Guaranésia perde um dos seus grandes filhos

Padrão

O falecimento do Dr. Antonio Delorenzo Neto em São Paulo em 07-07-2015, faz Guaranésia perder um, se não o maior, dos seus grandes filhos.

Avião “Catulo da paixão Cearense”

Avião de Guaranésia “Catulo da paixão Cearense”, batizado pelo Dr. Antonio, 1947.

Sociólogo de renome nacional e internacional, encontramos neste artigo um conjunto de estudos sobre o urbanismo e planejamento urbano-regional no contexto do pensamento municipalista brasileiro e interamericano pela interlocução da trajetória profissional de Antonio Delorenzo Neto, sobretudo a partir do momento em que assumiu a direção do Instituto de Estudos Municipais da Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Formado em Direito, atuou como Prefeito Municipal de Guaranésia, como membro da SAGMACS em São Paulo, participou ativamente de instituições municipalistas como a Organización Interamericana de Cooperación Intermunicipal e Associação Brasileia de Municípios, tendo também exercido atividade acadêmica no Instituto de Estudos Municipais, onde organizou o I Seminário Interamericano de Estudos Municipais em 1958 para discutir, entre outros temas, o tema “o município em face do planejamento regional”. Nesse sentido, neste artigo, a trajetória de Antonio Delorenzo Neto nas décadas de 1950 e 1960 está cotejada com os principais eventos profissionais e institucionais do contexto municipalista interessado nos temas do planejamento regional, planejamento municipal-urbanismo, planejamento nacional, autonomia política e descentralização administrativa. Contexto intelectual que fomentou a elaboração de vários estudos publicados ao longo de sua vida profissional, entre eles, “A Planificação Municipal de Guaranésia”, publicado em 1951, e a trilogia “Estudos Municipais – 1948/1968”, especialmente o primeiro volume, denominado “Interpretação do Desenvolvimento Municipal”, publicado em 1968. Portanto, um estudo inicial sobre temas centrais e eventos importantes da trajetória de um jurista de formação que assumiu o planejamento para o desenvolvimento municipal como eixo estrutural dos trabalhos que realizou. Para saber mais acesse: http://unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4610/4479

2 comentários sobre “Guaranésia perde um dos seus grandes filhos

  1. Neyde Fontoura de Souza

    Grande intelectual ,dotado de enorme espirito humanitário. Fui, com grande orgulho, sua aluna, por volta dos idos anos 1950 . Exemplo digno a ser seguido por todos nós,seus ex alunos , com todo respeito e admiração , tão merecidos.

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s