Hino à Guaranésia


D. Marta e D. Lila, autoras do Hino à Guaranésia

d lila d martha

As autoras D. Lila e D. Martha (in-memoriam)

Hino à Guaranésia

Música: Maria José Barros Dias

Letra: Martha Ribeiro Alves

Salve, ò minha terra,

Entre outras mil

Orgulho de tua gente!

Nas verdes colinas

Ipês de Ouro

Erguem taças ao Brasil!

Doce terra amada

Dos Cafezais,

Rubis a palpitar!

Entre as palmeiras,

A brisa errante

Encanta e faz sonhar!

Guaranésia

Das manhãs orvalhadas,

Um claro sol

Vastos Campos a inundar!

Guaranésia

Das tardes silenciosas,

Das serenatas

Em noite de luar!

Na tarde calma,

Velhas árvores frondosas,

A voz do sino

Ouço preces murmurar!

Mês de dezembro,

As novenas luminosas,

Das magnólias

O perfume a evocar.

Anúncios

8 respostas para “Hino à Guaranésia”

  1. Achei lindo, emocionada ao lembrar de minhas primas Martha e Lila com quem vivi muitas tardes agradáveis, ao redor do piano, cantando e dancando.Quanto ao hino,maravilhoso, retrata muito bem a nossa querida Guaranésia.

  2. A Família de meu pai (Luiz Carlos Nardi) é daqui de Guaranésia, vinda da Itália, com meu bisavô José Nardi. A Família de minha mãe é de Mococa(Figueiredo). Eu, há 10 anos aqui moro com minha mãe e, neste tempo, participei juntamente com muitas pessoas daqui da cidade, da Faculdade da Terceira Idade, na UNIFEG, em Guaxupé.Com o privilégio de lá conhecer , tomar conhecimento da INFORMÁTICA, por intermédio de nossa querida e amada por todos, a Professora ADRIANA C. SANTOS.
    Com ela, começamos a redigir e por muito tempo isto durou, um JORNAL, feito a partir de conhecimentos adquiridos durante estas aulas e, uma das matérias que fiz foi, com Dona LILA e Dona Marta , a respeito de suas vidas, a composição do hino, o começo de suas carreiras como professoras em escolas rurais para depois terem vindo lecionar na cidade.
    Fui com Dona Lila à casa de Dona Marta para com as duas, uma complementando a outra, fazer a matéria publicada em nosso Jornal que se chamava MATUR_IDADE. Neste dia, trouxe Dona Marta até à casa de Dona Lila e, ali prosearam a tarde toda, relembrando suas peripécias, tendo junto também neste dia, Dona Elisaida, irmã de Dona Lila.
    Tirei estas fotos que ilustram esta matéria como também a foto das duas que se encontram no site da cidade, que diz respeito ao hino.
    Assim que o jornal saiu, fui à casa do TATO, entregar à Dona Marta para que o distribuísse aos familiares e, o mesmo fiz com Dona Lila, como também aos nossos patrocinadores de sempre e, à população em geral que nos fosse suficiente para entregar, já que eu e o SR. TONINHO(Casquinha) é que fazíamos diversas reportagens, conseguíamos patrocinadores, buscávamos em Guaxupé assim que estivesse pronto e o distribuíamos aqui.
    Sei que esta foi uma das últimas homenagens prestadas à Dona Marta em vida e sei também que aquele dia em que passamos todas juntas a rememorar seus passados, foi uma coisa muito importante não só para elas como para mim, ao tomar conhecimento das histórias professoras com “P” Maiúsculo e de MUITAS HISTÓRIAS A MIM CONTADAS PELAS DUAS NAQUELA OCASIÃO.
    GOSTARIA QUE ESTE MEU DEPOIMENTO FICASSE REGISTRADO.

  3. Estou confuso quanto a minha primeira professora, só sei que chamava Martha Ribeiro, o sobrenome era Dias ou Alves, não sei. Morava próxima a praça em que fica a igreja de Santa Bárbara.
    Meus colegas do primário lembro de poucos, Narcisio, Maria Luiza, Lia, entre tantos.
    O hino de Guaranésia é lindo, uma declaração de amor á natureza.

  4. Saudades quando eu estudava na E.E.Alice A.Dourado.Dona Lila era nossa profêssora de musica,na aula de Ed.Artística lembro que ouviamos as musicas nas vitrolas em discos de vinil,saudades dona Lila da senhora e de todos os meus profêssores desta época no ginasio,a D.Dedé, dona Augusta,o Sr.João Perocco.a Dona Piida e demais.e a todos os meus colegas de classe, ( 1974 a 1976 )

  5. Saudades da dona Martha Alves! Um Amor de pessoa.

    Dona Lila eu vejo sempre… lembranças dos tempos em que cantávamos ¨Nesses versos tão singelos, minha bela, meu amô…¨ nas suas aulas de Música lá no Alice Autran Dourado.

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s