Coletivo Cultural

Página

Aos membros já cadastrados no Coletivo Cultural Guaranésia Memórias – museu virtual, nossos agradecimentos e aos que estão chegando, bem vindos! Um espaço para reunir todos os que apoiam a cultura e são comprometidos com ela, os que atuam no campo cultural – pesquisadores da história local e regional, doutores, professores, mestres, o pessoal da área de música, poesia, teatro, dança, artes plásticas, cinema, fotografia, artesanato, grafiteiros.

O Coletivo Cultural Guaranésia Memórias museu virtual cresceu e é um movimento amplo, com mais de 220 mil acessos. Conheça e participe. Faça o seu cadastro porque só curtir não vale! O que são Coletivos de Cultura? Veja um exemplo no vt gravado com a participação de alunos da UFRJ.

 

O blog Guaranésia Memórias é um Coletivo Cultural criado em 2005 quando uma outra dimensão da natureza social foi pensada em 2001 ano em que foi inaugurado o museu físico em Guaranésia: A Casa da Memória. Pensar a produção cultural enquanto engrenagem – mas não sob o viés mecânico ou comercial, e sim enquanto processo colaborativo e de produção de capital social. De acordo com Robert Putnam (1994), este conceito traz consigo a necessidade de criar uma vertente do desenvolvimento, pautado nas relações de confiança e cooperação entre indivíduos, através das trocas simbólicas que visam fortalecer as potencialidades do desenvolvimento cultural (tanto no segmento simbólico, quanto no econômico e sustentável). E, nesta direção, o “COLETIVO CULTURAL Guaranésia Memórias – museu virtual”, traz, por meio digital, a ampliação das utilizações e formas de acesso, a capacidade de potencializar a economia da cultura e o fomento à fruição e à troca de conhecimentos.

Os Coletivos Culturais

O dicionário nos dá várias definições para o termo “coletivo”, mas na prática, estamos familiarizados com este conceito. Sabemos que coletivo indica algo que abrange muitas pessoas, que é utilizado por muitos, ou seja, indica interesse comum.

Podemos definir um coletivo como várias pessoas buscando o mesmo objetivo, que nesse caso, é o desenvolvimento cultural através da produção independente. Os coletivos culturais modernos, por assim dizer, são associações entre pessoas de várias funções diferentes, com o objetivo comum de desenvolver o cenário artístico e cultural de determinada região, como explica Olivieri Natale (2010):

“Os coletivos realizam forma natural e simples, com a ajuda destas coisas que chegaram   agora,   os   lugares   compartilhados   na   nuvem,   os   meios   de comunicação gratuitos, as redes sociais. A música, especialmente, se beneficia muito porque se constrói e gera riquezas e empregos a partir apenas de pessoas,   de   criatividade,   de   conteúdo,   a   partir   de   conversas,   encontros interação”. (OLIVIERI, NATALE 2010, p.35)

E já que estamos vivenciando o que Castells (1999) chama de “sociedade em rede”, podemos também atribuir ao termo a idéia de relacionamento virtual, através de ferramentas que permitem a produção cultural de forma colaborativa, que com a popularização da internet, vem se tornando uma prática cada vez mais comum entre os usuários da rede.

Segundo Lima (2008), “o conceito de direito autoral como propriedade intelectual parece esgotado e se mostra inadequado na sociedade da informação.”

Assim, a interação na rede tende a ser cada vez mais comunitária. No caso dos coletivos, a produção colaborativa veio a ser a principal plataforma de interação, produção e distribuição de conteúdo com intuito de elaborar ações relacionadas à produção cultural” (SANTIAGO, 2010, p. 3)

Seja um membro do Coletivo Cultural Guaranésia Memórias. Entre em contato.

Abs a todos.

Prof. Ivan

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s