Guaranésia Futebol Clube


estadio guaranesia 1

Na foto acima, vista aérea do Estádio Francisco Lopes, sede do Guaranésia FC.

Novas fotos recebidas do Guaranésia Futebol Clube de antigamente.

Foram enviadas por Matheus Santolin da Silva a pedido do seu Tio Avô Ricardo Antonio Santolim. Um desses integrantes foi o meu bisavô Materno Ricardo Santolim que tinha apelido de “GAZOZA”. Os integrantes e antigos residentes de Guaranésia – MG.

Ricardo Santolim e time

Nomes dos jogadores e t+®cnico

No início do séc. XX já se jogava a famosa “pelada” nos campos improvisados em Guaranésia. O correr dos anos transformou o futebol de Guaranésia num verdadeiro atrativo para os guaranesianos. Em tempos que o campo de Guaranésia era ainda com cercas de madeira lotados com os torcedores procurando uma vaguinha para poder prestigiar seu time favorito. Aproximadamente em 1910, Guaranésia já era prestigiada com o time Aliança Futebol Clube que em setembro de 1932 se tornou Guaranésia Futebol Clube. Suas cores: vermelho e branco, vem colorindo os campos com sua garra e força, levando o nome de nossa cidade sempre ao topo.

Algumas informações:

Outros grandes times que sobressaíram na região: CORE, CRUZEIRO, 7 DE SETEMBRO, OS MARIANOS, dentre outros;

Sr. Edelto Polito jogou na Portuguesa como profissional;

Nego (Luis Pereira Dias) jogou para São José dos Campos;

Berto Lauria fez teste no Bota Fogo – 1948

Dinho fez teste no Corinthians em 1956

Obs.: os três citados acima, são ex-jogadores do GFC;

  • Onde hoje é a Fábrica de Tecidos Santa Margarida era o campo de Guaranésia. Quando começou a construção da Fábrica, os jogos passaram a ser no Campo das Almas, hoje Campo Cruzeiro. Até que o Dr. Alberto construiu o atual campo do Guaranésia.

 

Participe fazendo comentários, enviando fotografias e colaborando

com o resgate da história do nosso futebol

Momentos futebolistas no Estádio Francisco Lopes

57 comentários

  1. Jairinho, voce e filho da D.Maria Helena Paina? Caso seja, sua mae e amiga de minha familia, e madrinha da Eunice, minha irmã. Nos estamos em Cuiabá, desde 1977 e voce era menino ainda, talvez nao se lembre mais de nos. Saudações, e tudo de bom pra voce.

    Curtir

  2. Guaranésia e Cruzeiro, dois times fantásticos nos anos 70. Embora existisse muita rivalidade, eramos todos amigos. O Cruzeiro montou um time imbatível. Os dois clubes nunca haviam se enfrentado. Os Cruzeirenses viviam desafiando os Guaranesianos para uma disputa. Nós nunca aceitávamos, e de tanto não aceitar, fomos chamados de quiabos. Ai já era demais. Um dia o presidente do Cruzeiro mandou mais um oficio para o presidente do Guaranésia fazendo mais um desafio, acreditando que mais uma vez iríamos recusar. Desta vez o nosso presidente disse: Seja o que Deus quiser, vamos encará-los de uma vez por todas. Ficou acertado que seriam duas partidas, uma no campo do Guaranésia, outra no campo do Cruzeiro, caso houvesse empate, teria uma terceira partida. Pelo sorteio a primeira foi no nosso campo e vencemos. A segunda foi no campo do Cruzeiro e perdemos. Sorteou-se o campo para a decisão, e tivemos que jogar novamente no campo do cruzeiro, VENCEMOS. No final a nossa torcida invadiu o estádio pulando o alambrado, este não aguentou o peso de tanto quiabo e desabou em toda uma lateral do campo. Foi a maior festa do Guaranésia. Embora o acidente, não ocorreu nenhuma confusão e continuamos todos amigos e passamos a ser respeitados e não mais chamados de quiabos Nesta disputa levamos dois troféus Titulares e aspirantes. A ultima foto exibida acima, foi tirada no dia do primeiro jogo no campo do Guaranésia.Eu jogava neste time. TENHO MUITO ORGULHO. PARABÉNS PROFESSOR iVAN, AINDA IREI VISITÁ-LO,

    Curtir

  3. Lucia Tonietti, eu vi e joguei com tantos craque que não sei se vou concordar com você, mas que o Claudio jogava muuuiiito, jogava, mas e o Penquinha, o pelesinho, o Pedrinho Caramujo, o Cabrito, o Jorge, o Nem, o Miguelzinho filho do Miguel Moreno, eu também jogava bem, não era tão bão quanto estes, mas também estou na foto. Veja, estou de bandana e esparadrapro no pulso ao lado do zé procópio, sabe quem sou eu?. sOU O QUEIJEIRINHO. LÓGICO, VOCE NÃO VAI SE LEMBRAR. EU NÃO ERA CRAQUE.

    Curtir

  4. Parabéns pelo trabalho, resgatar a história do clube que mais amei me deixou emocionado. Deixei Guaranésia em 1972, e poucas vezes retornei mas nunca esqueci de minha terra natal e dos amigos que aí deixei. Senti saudades e resolvi entrar no pai google e procurar Guaranésia e me deparei com as fotos do meu time querido. Quando olhei para ver se conhecia alguém, qual não foi a surpresa. Que orgulho, eu estou nela. É a ultima foto. EM PÈ da esquerda para a direita: Motoneiro, Vino, Nene do Jamilo, Pedro Penosa, Decio Abacate, dois que não me recordo, Cabrito e Tião BHC. ABAIXADOS: da esquerda para a direita: Os dois primeiros não me recordo, O terceiro sou eu com touca na cabeça e proteção no pulso , tendo ao meu lado Zé Procópio, Nem – Narciso Lopes e o ultimo não consigo me lembrar.Esta foto é de um jogo contra o cruzeiro. Sou o José Carlos, “Queijeirinho”, filho do Sr Aparecido da rua da Estação, e irmão do Toninho Queijeiro, também grande jogador do Guaranésia. Quanta saudade, abraço a todos, parabéns.

    Curtir

  5. Hj descobri este site e tbm o do jornal de guaranesia onde vi uma foto do time onde estava meu pai, Afonsinho Ferreira e meu tio Ari Ferreira.Hoje moro em Embu das Artes -São Paulo, e fiquei emocionada pois a mto tempo não volto a Guranesia e perdi todo o contanto com meus parentes.Morro de saudades da minha infancia vivida aí em Guaranesia onde nasci.

    Curtir

  6. Ola Erasmo…

    Também passei aqui a procura de parentes e te achei aqui rsrsrs. Bem, vamos continuar procurando. Agradeço se alguém puder informar.Nossos avós foram: Jose Francisco de Oliveira e Ana Quintina de Oliveira, nosso pai foi Nardino Francisco de Oliveira. Agradeço qualquer informação que alguém possa nos dar.

    Curtir

  7. Meu pai Ricardo Santolim, foi fundador do Guaranesia F C. Tenho foto. Meu Avô mudou-se para Guaranésia em 1902. Fundou uma fabrica de cerveja e refrigerantes(gasosa)apelido de meu pai no futebol. Meu pais jogou com Araré, João Teixeira, Otavio Dias e outros, tenho foto.

    Curtir

  8. parabens ivansoares por resgatar a memoria desta, maravilhosa cidade.
    Onde passei a minha infacia nos anos 60 hoje so me resta muita saudade.
    Onde fiz, varios amigos, joguei bola no quaranesia fc.onde recebi o apelido de zé pastel dado pelo senhor oliveira. Ainda lembro de quando colocaram o alambrado no campo, que saudade abraços a todossss dessa linda cidade.

    Curtir

  9. Sou Guaranesiana e a muitos anos moro fora ,mas tenho muita saudade da minha cidade,e olhando as memórias de Guara,fiquei muita honrada de
    ver a foto do meu primo Marcos Rolo Neto …..que saudades.

    Curtir

  10. CARO CARMO R.ZEITUNE: POR ALGUM TEMPO PROCUREI U’A MANEIRA DE ME COMUNICAR COM UM DOS SEUS E SÓ NESTA DATA (7 DE SETEMBRO DE 2011) FUI ENCONTRAR UMA SUA MENSAGEM. CONVIVI COM SEU QUERIDO PAI, QUANDO ELE ERA PROPRIETÁRIO DA DROGALAR-PÇA MARECHAL DEODORO-SP, LÁ PELOS IDOS DE 1952-53 QUANDO TIVE O PRAZER DE TRABALHAR PARA ELE LÁ PELOS MEUS 12 ANOS – HOJE COM 74. (BEM MAIS TARDE, O NETO DO JOÃO PESSOA (JOÃO PESSOA CAvALCANTI ALBUQUERQUE NETO) QUANDO MEU SOLDADO na 2ª DI, COMENTANDO SOBRE AQUELE EMPREGO APELIDOU O SERVIÇO QUE EU FAZIA DE “aviador de receitas”). MUITAS LIÇÕES RECEBÍ DELE, UMA PESSOA QUE MUITO DE MARCOU. ELE COSTUMAVA ME CHAMAR DE “DOUTOR” E TRABALHEI ALI, COM TONINHO(um sobrinho dele) POR UM ANO. LAMENTEI O PASSAMENTO DELE, HÁ POUCO MAIS DE DOIS ANOS. HOJE ESTAMOS REFORMADOS COMO CAP.EX E TENHO INSCRIÇÃO NA OAB-DF. MUITO FIQUEI DEVENDO A ELE E PRESTO-LHE, AGORA, MINHA HOMENAGEM, COM CARINHO. ABRAÇOS. biraso@hotmail.com (BRASÍLIA-DF). PS. TIVE UMA PROFESSORA DE MÚSICA – AMÉLIA ROBILOTTA (falecida tragicamente) – ELA TEVE ALGUMA LIGAÇÃO DE PARENTESCO CONTIGO?

    Curtir

  11. meu pai,ZELÃO ficou muito feliz em ver sua fotos dequando era mais novo,lhe trouxe recordaçoes inesqueciveis,muito obrigado por terem feito os olhos do velho se encher de tanta alegria e o meu coração se encher de tanto orgulho..tenho maior orgulho de ver meu pai nas fotos e ver o q ele representou por Guaranesia……………

    Curtir

  12. Meus parabéns pela divulgação deste trabalho tão importante para a história da cidade e para todos guaranesianos. Meu nome eh Roque ( conhecido pelo apelido de Coco), e o meu pai era conhecido Zé Coco. trabalhei na Fabrica de Tecido, joguei bola no time do Cruzeiro tinha jogadores como Robson (hoje treinador), Negão filho do Miro, Nene do Jamilo e Toninho irmão do Nene e o goleiro Cabrito e pois foi jogar no time do Guaranesia e tinha muitos jogadores bom na epoca. Abraços e sucesso e sempre. grande Abraço. Roque

    Curtir

  13. Olá Ivan. Gostei muito da foto publicada do juvenil doSeu Zito pai do Edelton. Naquela epoca com 15 anos ja me inclinava para o esporte.Meu filho nunca tinha visto uma foto minha na adolescencia.
    Fico feliz. Um abraço.

    Curtir

  14. Oi Ivan como vai ? vocé me conhece,sou o gordo marido
    da (Marilu) amigo do Traia , sosia do (prefeito) parabéns
    pelo seu Blog. falei pro Valtinho baiano e o Tião do Eusebio
    lá em guaranésia sobre o filme das folias de reis,Eles nâo
    sabiam que ainda existia.
    Continue com esse trabalho,que esta maravilhoso.

    Parabéns
    Um abraço

    Curtir

  15. OI Paína, como está? Sim, sua jogada na europa ficou inesquecível. Olha só, eu quero abrir uma página para a família Paína no blog. POr favor me envie fotos da sua família, um texto contanto e claro as suas fotos e textos sobre o seu futebol. O que acha? Se topar, é só enviar. abração

    Curtir

  16. Eae Ivan, td bem? Oh parabéns pela divulgação deste trabalho tão importante para a história da cidade e para todos guaranesianos. Oh, não se esqueça de que o Paína Luiz Henrique foi o primeiro guaranesiano a jogar no exterior (Portugal, Espanha, Bélgica e Itália) na década de 80. Abraços e sucesso sempre.

    Curtir

  17. Bom dia Ivan é o david que trabalha no jornal folha do povo , lembra?
    Tenho várias fotos antigas de time de futebol. Me passe por favor seu endereço de e-mail para de mandar algumas das fotos.
    T + david

    Curtir

  18. Boa tarde
    Não tinha conhecimento desse trabalho, simplesmente espetacular.
    Eu també estou fora há muito tempo, sempre que posso vou a Guaranésia; lembro-me daquela equipe dos anos 80 (Tóca ,Dorfinho,Zétinho,Capitão, Vandinho,Jairinho, Luizinho, João Carlos,Paina,Picareta e Alipinho (grande Lipinho)…. dos campeonatos que tinha a participação da equipe da Itaiquara, da Onça … dentre outras.
    Tive o privilégio de participar da equipe do Recanto Negro, um pessoal maravilhoso … gente muito boa …
    Vc. teria alguma matéria da equioe do Recanto Negro ?

    Abs.
    João Alves

    Curtir

  19. Prezado William , boa tarde.
    Agradecemos a sua visita no site e contamos sim com as suas fotos. É com a participação e colaboração de Guaranesianos ou não que estamos podendo resgatar a história da cidade e de suas famílias.
    Grande abraço,
    Prof. Ivan David

    Curtir

  20. Boa tarde! Sou neto de Miguel Elias Zeitune e filho de William Zeitune, sendo que meu pai e meu tio Jamilo jogaram pelo Guaranésia F. C. Vou providenciar fotos da época, creio eu dos idos de 1930 e, os enviarei para apreciação de todos. Sou primo do Carmo Zeitune e do Dr. José Murilo Zeitune. Apesar de nunca ter residido em Guaranésia, tenho boas recordações desta, nas férias que aí passava, quando criança e em casa de parentes! Meus agradecimentos aos criadores e mentores destas páginas e deste site e, estarei sempre à diposição para quaiquer novas notícias sobre as famílias guaranesianas! Muito obrigado , William.

    Curtir

  21. bom sou bom de memoria..
    me lembrei de ums jogadores o goleiro prea o meia nego o centroavante antonio monte e outros.

    mais qdo enfrentava a esportiva guaxupé eles tremiam se lembra do Pacha de uma olhada no site do milton neves . na seçao que fim levou.

    valeu pessoal:

    Curtir

  22. Prazado Carmo,
    É com grande prazer que recebemos e publicamos a sua mensagem.
    Gostaríamos de publicar uma página sobre a Família Zeitune. Se você puder nos enviar por e-mail (profivan@yahoo.com.br) algum texto e fotos publicaremos.
    Grande abraço do amigo
    Prof. Ivan David

    Curtir

  23. É muito bom rever algumas destas fotos. Meu pai, Sr. Oliveiros Zeitune, era um grande apaixonado pelo futebol, especialmente, pelo time do Guaranésia. Por muitas vezes ele foi treinador do time e lembro que ele só deixava eu entrar no treino quando já estava escurecendo e acho que isto era por um dos seguintes: ou eu era muito ruim de bola e ele tinha vergonha, ou não queria dar motivos pras pessoas acharem que ele estava protegendo o filho. Espero que seja este ultimo. Se vcs tiverem mais fotos dele nos eventos do Guaranesia, por favor publiquem. Algum tempo atras eu tentei comprar uma camisa do Guaranesia, mas não consegui e vejo que muitas pessoas também estão querendo.
    Devo lembrar que meu pai era corinthiano! Tinha que ter alguma coisa de ruim, coitado!
    Parabéns pelo trabalho.
    Um abraço
    Carmo Zeitune

    Curtir

  24. Quando criança joguei no time mirim do sr. David da Vila operária, lembro apenas de um de seus filhos,o Claúdio.
    Meus grandes amigos dessa época foram o Marinho, filho do sr. José Teixeira, e o Narcisio, filho do sr. Francisco Lopes.
    Devo ter ainda uma foto da venda(como era chamado na época) do sr. Francisco Lopes, tirada de frente, no inicio dos anos 60.
    O grande jogo da cidade era quando o time dos boiadeiros enfrentava os estudantes, a pegada era brava.
    Gostaria de comprar uma camisa do Guaranésia F.C. para dar de presente ao meu filho.

    Curtir

  25. Gostaria de comprar uma camisa do time de Guaranésia para dar de presente a uma pessoa muito especial, alguém pode me ajudar???? Caso isso seja possível ficarei mto grata…Obrigada

    Curtir

  26. Oi entao gostei muito de ter a oportunidade de ver meu pai pela foto !
    Pois nunca tinha visto nenhuma foto obrigado pela oportunidade fiquei muito feliz !
    Como eu nao tive a oportunidade de ver meu pai jogando achei muito interesante !
    Hoje sou um atleta ,pois tenho pra quem puxa obrigado mesmo continua assim resgatando o futebol de guaranesia!

    Curtir

  27. Caro João, bom dia!
    Eu me lembro dessa padaria. A casa dos meus pais ficava ao lado.
    Já publicamos algumas fotos e informações sobre o Guaranésia F. C.
    O senhor Archimedes Polito foi uma pessoa muitoconhecida na cidade. SE o senhor puder nos enviar fotos dele, da padaria etc seremos gratos.
    Abs
    Prof. Ivan S. David

    Curtir

  28. Olá! vi as imagens memoraveis de Guaranésia e como guaranesiano e filho de Archimedes Polito, neto de João Polito, prorietários da 1ª padaria de Guaranésia à rua Santa Bárbara, gostaria de ter mais dados, fotos, textos sobre o Guaranésia futebol clube, onde meu pai foi jogador e técnico. E se possivel fotos da Padaria Brasileira. Foi um grande prazer em rever imagens de minha terra natal. Obrigado

    Curtir

  29. Parabéns pela iniciativa!

    Sou neto de José Francisco de Oliveira e filho de Nardino Francisco de Oliveira, este, natural de Guaranésia, e busco contato com meus parentes na região. Gostaria também de encontrar parentes de José Garcia de Oliveira, natural de Ubá.

    Se alguém puder me fornecer informações, agradeço muito.

    Curtir

  30. Lindo seu trabalho !!!! MARAVILHA….
    Resgatar memória de Guaranésia., estou fora a 18 anos gostaria de ver fotos do GFC nos anos 80 guando o time era ;,Tóca ,Dorfinho,Zétinho,Capitão, Vandinho,Jairinho, Luizinho,
    João Carlos,Paina,Picareta e Alipinho….
    Abraços …..

    Curtir

  31. Prezada Lúcia, jé estamos editando a página para o Cruzeiro F. C. e outros “times”da cidade. Veja lá…
    A proposta do Blog Guaranésia Memórias é contar com a colaboração dos internautas para nos ajudar a identificar as pessoas nas fotografias e assim resgatar a História.

    Curtir

  32. Maravilhada estou, só gostaria que colocassem os nomes das pessoas, pois fiquei em duvidas sobre certas as que ví nas fotos.
    Também, se possível colocar fotos do Cruzeiro da época do Jorge, Claudio da Vila e outros, alias Jorge o jogador comaa maior classe que ví jogar em toda minha vida.
    Em frente.

    Curtir

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!