Família Cesário da Silveira


FAMILIA CESÁRIO DA SILVEIRA

Antonio Cesário da Silveira, mais conhecido como Tonico Cesário, nasceu em Bom Sucesso, MG em 1883. Aos 12 anos, em 1895, migrou com seus pais e irmãos para Guaranésia. A viagem em carros de bois durou dias, parava para lavar roupas, dormir, cozinhar, dar comida aos animais. Acampavam as  margens de rios. Era uma grande caravana: família, parentes e agregados. Trouxeram também criações como porcos, galinhas, cavalos, bois… uma verdadeira epopéia.

A família de Tonico Cesário era composta por oito pessoas: seus pais, José Cesário da Silveira e Guilhermina Maria de Jesus, suas irmãs, Ana, Francisca, Messias, Maria, Tonico e Salatiel, falecido aos 14 anos.

Em Guaranésia, moraram uns tempos no Varjão, depois José Cesário comprou terras na

Graminha, que hoje pertencem à Fazenda Pouso Alegre e o Sitio da família de José Cesário Neto.

Por volta de 1920, os pais de Tonico Cesário morreram, suas irmãs já casadas venderam suas partes na herança e foram embora. Tonico ficou com a parte que herdara, comprou mais terras, ampliou a propriedade,prosperou, tornou- se um sitiante forte.

Em 1913 na festa de casamento de sua irmã Messias, Tonico conheceu a jovem Maria Ferreira Dias, prima do noivo. Maria nasceu em Mococa, mas foi criada em Tapiratiba, SP. Em 17 de fevereiro de 1914, eles casaram em Tapiratiba, ela com 17 anos , ele com 31- juntos, trabalharam e prosperaram. Maria e Tonico tiveram seis filhos, Alzira falecida aos dois anos, Alice, Benedito, Antonia ( Tuti ), João Vitor (Jovito ) e  José Cesário (Zé Cesário ).

Homem afável, carismático, extremamente simpático- contador de casos- bom de papo. Tanto que seus animais de sela, já habituados aos pontos de seu dono, sabiam, na cidade, onde parar para que Tonico desse dois dedos de prosa. Muito religioso, não ia à missa, nem frequentava a igreja, mas tinha as suas devoções aos Santos  Reis, à Nossa Senhora Aparecida e a Santo Antônio e paras as festas deste santo e de Santa Bárbara, separava todos os anos dois garrotes.

Todos os anos rezava-se em seu sítio o Terço de Santo Antonio no dia 12 de junho. Os preparaivos já eram uma festa. Uma semana fazendo quitandas, preparando para o Terço arcos de bambus, enfeites de bandeira… a criançada adorava! Dentre os muitos rezadores de terço que passaram por lá havia o Chico Adriano, morador da fazenda Santo Antonio e o Vicente Teodoro, morador da fazendo do Joaninho Citon.

Sitio ou fazenda? Eram cinqüenta alqueires de terra, mas Tonico Cesário era modesto, não contava vantagem. A família produzia leite, fabricava queijos – o melhor da região!

Todos elogiavam os queijos de D.Maria…

A Família Cesário da Silveira deu uma grande contribuição para o progresso de Guaranésia através dos seus esforços, do seu trabalho, de ter dado oportunidade de trabalho a muita gente, como meeiros, parceiros, colonos, trabalhadores em geral, que por lá passaram.

Na década de 20, não existindo escola no Bairro da Graminha e adjacências, Tonico Cesário montou uma escola no Sitio, contratou professor para alfabetizar seus filhos e os filhos de seus vizinhos.

Caridosos, Tonico e Maria acolhiam a todos. Pedintes, andarilhos, hansenianos que perambulavam palas estradas, tinham ali seu prato de comida e um cantinho para passarem a noite.

O sitio ficava aproximadamente, quatro km da fronteira com o Estado de São Paulo,Os boiadeiros com destino a São José do Rio  Pardo e Tambaú, pernoitavam e jantavam na casa dos Cesário…era um grande movimento: mascates que por ali passavam, não ia embora sem comer o delicioso franguinho preparado per Dona Maria.

Hospitaleiros, os Cesário sempre tinham visita para almoço ou jantar. Todos que por ali passavam adoravam o franguinho refogado de Dona Maria. O frango preparado apenas com cheiro-verde e pimenta era uma delicia!

Um fato histórico marcante quebrou a rotina da família  Cesário e de seu vizinhos: a Revolução Constitucionalista de 1932. A Fazenda dos Cesário fez parte do cenário do combate entre as tropas mineiras e paulistas, no Município de Guaranésia.

As tropas mineiras ficaram entrincheiradas na encruzilhada em frente à porteira de entrada da fazenda, em terras que hoje pertencem à Fazenda Pouso Alegre, e as  tropas paulistas estavam do outro lado do rio, na fazenda Boa Vista, do Major Quintino. Houve o confronto. Uma noite inteira de tiroteio, o povo com medo se escondendo, fugindo…

Alice Cesário Dias, tinha 15 anos na época e conta:

Depois do tiroteio fez silêncio total, de manhã cedinho apareceu o Tenente requisitando alimentos urgentes para a  tropa faminta. Os soldados não jantaram, a comida do dia anterior tinha azedado. Minha mãe correu e  juntou  todos os ovos que tinha e mais uma ninhada posta para chocar no dia anterior e foi  para o tacho para preparar o virado de queijo e ovos. Enquanto isso, eu eo meu pai, fomos tirar leite e encher os latões, minha mãe fazia  café e despejava nos latões de leite. O Tenente ia enchendo as marmitas de virado e se deliciando. Ele dizia “comendo este virado, os soldados fazem fogo a noite inteira”.

Mas os paulistas bateram em retirada. Quando as tropas mineiras perceberam, invadiram a Sede da Fazenda Boa Vista, abriram as portas, abriram o Armazém da Fazenda e o povo saqueou. No dia seguinte,  passava gente na estrada usando as roupas finas da família do Major José Quintino.

Na época, a família fabricava farinha de milho, daí, ter tanta farinha para tanto virado que alimentou as tropas mineiras naquela frente de combate.

Além de fornecer alimentos, os Cesário lavaram roupas e cobertores molhados dos soldados, sujos de barro, pois chovia naqueles dias.

Tonico Cesário era homem confiável. Para ele a palavra dada valia mais que qualquer papel assinado, deixou aos filhos  o exemplo de retidão e de caráter.

Faleceu em 10 de fevereiro de 1958,  em sua fazenda, cercado pela família, aos 75 anos.

Maria faleceu em 03 de agosto de 1980 aos 84 anos. Ambos estão sepultados no Cemitério de Guaranésia.

A fazenda foi dividida entre os filhos, porém somente José Cesário manteve a sua parte. Trabalhou em seu sítio até a sua morte em 29 de janeiro de 2005. Sua viúva,  Célia Nogueira Silveira e seus filhos continuam lá.

Yvany Dias Vila, neta de Tonico Cesário, filha de Alice Cesário Dias, testemunha viva da Revolução de 1932- Alice está com 92 anos, lúcida  e conta os fatos.

Antonio Cesário e Maria Ferreira
Antonio Cesário e Maria Ferreira

Fazenda da Família Cesário da Silveira
Fazenda da Família Cesário da Silveira

Sede da Fazenda
Sede da Fazenda
BENEDITO-ALICE-ANTONIA-TUTI
Benedito, Alice e Antonia (Tuti)
Anotonio-cesario
João Vitor Cesário
José Cesário
José Cesário
José Cesário (Zé Cesário)
José Cesário (Zé Cesário)

55 comentários em “Família Cesário da Silveira

  1. Parabens por essa iniciativa tâo profunda sei que pessoa como eu que precisa resgatar informacôes importante esse trabalho e de grande valia Obrigado Yvany ,Sussesso.

  2. Nossa, estou encantada! Parabéns! Sou de sobrenome Cesário, e à pouco iniciei uma pesquisa pra saber minha origem. Meu pai se chama Benedito Cesário, filho de Amâncio Cesário, mas somos de uma cidade do interior de São Paulo, chamada Lençóis Paulista. Preciso ver se ainda existem tios-avós em vida para que eu possa fazer um levantamento mais preciso,o que ouvi falar por alto é que esse meu avô foi adotado por essa família Cesário. Mas isso era coisa que eu ouvia quando criança… Enfim, se acreditar que possa haver alguma ligação entre nossas famílias, ficaria muito agradecida em receber informações.

    1. Cibele, Cesário era o nome do meu trisavô. Ele chamava-se Cesário Antonio Joaquim da Silveira, nasceu em Bom Sucesso-MG em 21 de junho de 1818, filho de Antonio Joaquim da Silveira e Eulália Ponciana de Jesus. Cesário casou-se em primeiras núpcias com Fracisca Paulina dos Santos. Eles tiveram 4 filhos: José Cesário da Silveira( meu bisavô) nascido em 13 de setembro de 1844, em Bom Sucesso- MG Valeriano Jósé da Silveira, Josefa e Rita.
      Meu bisavô José Cesário da Silveira, pai do meu avô Antonio Cesário da Silveira, cuja história consta nesta página.
      Entra em contato comigo que enviarei a você a Genealogia da Familia Cesário da Silveira.

      Até breve. Abraços Yvany Dias Vila

      Meu email:

      yvanyvila@terra.com.br

  3. também faço parte desta família. sou bisneta de José cesário silveira ,filha de guilhermina e neta de Francisca.fiquei muito feliz em encontrar esta página. Parabens!

    1. Dionice, entre em contato comigo, precisamos falar de nossa familia. Tenho muitas informações. Estou pesquisando a genealogia dos Cesario Da Silveira. Gostaria de passar os dados pra você. Quero conhecer você. A sua mãe conheço de nome. A Tia Francisca, sua avó conheci pessoalmente.. Nós a visitamos la na Barra em Tapiratiba. há muitos anos atrás. Até breve. Abraços Yvany
      Emai yvanyvila@terra.com.br

  4. DELIA REIS SILVEIRA JANSEN PEREIRA

    adorei saber da historia de nossa familia, parabéns Yvani pela sua iniativa…beijos da prima.

    27 de abril de 2013

    s

  5. A cada vez que entro nesta páginas,muito me alegro,pois sou filho de Guaranésia,emboras me criei no est.de São Paulo,Campinas,sinto grande saudades,e espero em breve ir ter com meus familiares desta cidade,onde buscarei mais informações.à todo Garanesianos,um forte abraço,e bjs.à todas mineirinha,uhai.

  6. OI, eu tambem tenho o sobrenome Cesario ,e meu pai chamado de Benedito Cesario me parece que ele nasceu em piaui EsT,e minha mâe nasceu em Aceburgo e viveram nesta regiâo antes de vir para o estado de Sâo Paulo .gostaria de saber se tenho haver com sua familia .Pois nâo conheci meu pai e pouco sei da sua famia ,e da familia de minha Mâe ,alguem poderia me passar alguma informaçâo por favor e muito importante para mim .Obrigado .Parabens por resgatar Tâo precioso Tesouro . Rafael arcanjo cesario .e-mail rafael16042010@hotmail.com

      1. Oi Lucilene vi a sua mensagem nâo sei se estamos falando da mesma pessoa e por isso que preciso de informaçâo mas se for possivel me dar mais informacôes ficarei muito grato .Estou contente,vi que alguem se manifestou .Obrigado nâo demore,para entrar em contato por favor.Rafael16042010@hotmail.com

  7. Aqui fiquei sabendo um pouco do passado da familia césario que me inspira cada dia mais isso é um documento muito inportante para mim pois me interessou na hora em que eu li essa historia maravilhossa que vou guardar pelo resto de minha vida ameiii e parabéns para quem escreveu meu nome é: indianara cristina da silva

  8. tenho parentes em Guaranésia,cujo os nomes são:Geraldo de brito ,foi por muitos anos jardineiro em Guaranésia,onde também sou nascido,meu finado pai chamava-se Ary Cândido,por parte dos Gomes Davi,e dos Ricardino,e minha saudosa mãe Maria Ap.Cesário Cândido,e a irmã de mamãe,Benedita,esposa de Geraldo de Brito,Papai trabalhou tempos na Fazenda e Cerâmica sta.Barbara,seu primo Dirceu,pai do Bacurau,talves com estas informaçoes,possamos localizar os parentes,de Guaranésia e Guaxupé.

  9. Marisa, a Graminha, na verdade é um bairro onde estão localizadas várias fazendas. Eu vou muito a Graminha, pois ainda tenho parentes lá.
    Acho que sei quem são seus parentes. A irmã de sua avó Amélia, Maria Conceição(Tia Totó), ja falecida, casou-se com meu Tio Avô Venâncio Ferreira Dias( Tio Cuta) que está com 100 anos e ainda lúcido. Ele mora em Tambaraca no Parana.
    Eu tenho foto do casamento do Chico e da Amélia, seus avós,ela fazia parte do acervo de minha avó, quando ela faleceu eu guardei a foto.
    Entre em contato comigo Abraços yvany
    Email yvanyvila@terra.com.br

    1. Ola Yvani!!! Muito obrigada!!! Nossa que surpresa, sao tantas perguntas…kkkkk… te mandei uma mensagem direto pro seu e-mail e pro seu perfil no Facebook! Um abraco!!!

  10. Ola! Estou pesquisando a historia da minha familia por parte de pai, e gostaria saber se a Fazenda Graminha tem algum livro de registro dos seus empregados ate aproximadamente 1940. Na certidao de nascimento do meu pai consta que ele nasceu no dia 16 de outubro de 1938 na Fazenda Graminha, mas tenho a impressao que esta fazenda nao existe mais (ou mudou de nome talvez?). Ficaria muito agradecida por qualquer informacao. Meu pai dizia que ele saiu de Guaranesia ainda bebe, e seus pais mudaram-se para o Parana (onde a familia esta ate hoje). O nome dele era Jose da Silva Evangelista, pai Francisco Benedicto Evangelista e mae Maria Amelia da Silva. Muito Obrigada! :o)

  11. DEPOIS DE LER ESSA BELÍSSIMA HISTÓRIA QUE FAZ PARTE DE UMA CIDADE COMO GUARANÉSIA QUE CONHEÇO DE PASSAGEM…SÓ TENHO QUE DIZER QUERIDA AMIGA YVANY…MEUS MAIS SINCEROS PARABENS PELA SAGA DA TUA FAMÍLIA…VC TEM MUITO DO QUE SE ORGULHAR.
    BJOS COM MUITO CARINHO…SONI@

  12. Estou pasma por não saber dessa história! Muito orgulho de ter um biso e uma bisa que teve um coração desse tamanho!!
    Parabéns pela iniciativa Vana…

  13. Nossa vana que historia incrível heim!!!! Não sabia nem um dedinho de tudo isso!!!!
    Maravilhosa a história de nossos familiares!
    Agora descobri pra quem a tia Alice ,Vc enfim puxou!!!Niguem sai de sua casa sem comer nada!!!!!!!!! Não é “Dº Maria”
    Bjos Amei!!! (vou imprimir e levar pra vó ler!!)

  14. YVANY VOCE ESTA DE PARABENS, ACHO QUE TEM MUITA GENTE GOSTANDO DO RESGATE QUE VOCE FEZ. TAMBEM TENHO MUITA SAUDADES DA GRAMINHA , PASSEI MUITAS FERIAS NA CASA DA TIA MARIA, DO JOVITO E DO ZE CESARIO. QUANDO TINHA TERCO DE SANTO ANTONIO, DANCEI A PRIMEIRA VEZ COM O ZE CESARIO AO SOM DE UMA SANFONA. LEMBRANCAS MUITO BOA.

  15. Excelente trabalho de pesquisa e narracao da historia envolvendo a familia Cesario da Silveira… Parabens!!… Grande abraco!!
    Helder Paulini (Tonico&Maria -> Alice -> Hygina -> Helder … -> Santiago)

  16. Sou Ana Luiza Vila Tjong, tenho 26 anos. Filha de Roberto Dias Vila (Falecido) tambem nascido nessa cidade, e neta da Sra. Alice Cesario Dias… Uma avo incomparavel, lutadora, guerreira… Tenho muito orgulho e me espelho muito nela! Agradeco a Deus por ser sua neta e fazer parte dessa grande familia!!!

  17. Sou Ana Luiza Vila Tjong, neta da Sra. Alice Cesario Dias… Uma avo incomparavel, lutadora, guerreira… Tenho muito orgulho e me espelho muito nela! Agradeco a Deus por ser sua neta e fazer parte dessa grande familia!!!

  18. SOU BISNETO DESSA MARAVILHOSA FAMÍLIA…NETO DE DONA ALICE “MULHER SENSACIONAL” CESÁRIO…FILHO DO SAUDOSO ROBERTO DIAS VILA,FALECIDO À QUASE QUATORZE ANOS…
    FANTÁSTICA ESSA HISTÓRIA….PUTS,ESTOU EMOCIONADÍSSIMO COM ESSE SITE, TD…CARACA!!!! MARAVILHOSO!!!!!!!!!!
    BJS A FAMÍLIA TD!!!!
    ABRAÇOS…
    COMO É LINDO TER E CONHECER MINHA ORIGEM!!!!!!!!!!

  19. Yvani. Você está de parabéns por nos presentear com esse artigo. Eu, sendo bisneta do Tonico Cesário, não conhecia sua personalidade. Que bom saber que foi um homem honesto, integro, e que contribui para o desenvolvimento de Guaranésia.
    Não sabia também que a família participou de um fato histórico.
    bjs.

  20. Que resgate histórico fascinante!!! São nas micro-histórias que se descobrem verdadeiros tesouros para compreender o passado e o presente. Parabéns, tia Vana, por também contribuir para a preservação das memórias da nossa família. Que orgulho!

    1. Também tenho muito orgulho de fazer parte dessa faília guerreira e batalhadora. Tenho saudades desse tempo e das lembranças do meu avô Tonico Casário.

  21. PROF IVAN

    OBRIGADA! VOCÊS ESTÃO FAZENDO UM BELISSIMO TRABALHO, RESGATANDO A HISTÓRIA DE NOSSA QUERIDA GUARANÉSIA, ATRAVÉS DE SUA GENTE, QUE NO COTIDIANO DE SUAS VIDAS,LUTARAM PARA CONSTRUIR O PROGRESSO DESTA CIDADE…A HISTÓRIA SE FAZ NO COTIDIANO DAS PESSOAS…

    UM GRANDE ABRAÇO!

  22. Na foto 03, estão minha tia Maria Luisa Cesário, minha prima Luisa, minha
    irmã Ninha, minha prima Lurdinha, meu primo Binha e minha mãe Alice
    Cesário… essa foto é de 1969…

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s