O nome Guaranésia

Página

Coreto

O NOME GUARANÉSIA

http://www.areaindigena.hpg.ig.com.br/dicionario.htm

Guará (1): iguara, ave das águas, pássaro branco de mangues e estuários.
Guará (2): aguará, aguaraçu, mamífero (lobo) dos cerrados e pampas (açu).

http://www.redebrasileira.com/tupi/vocabulario/g.asp

Guará (1)

iguara, ave das águas

Guará (2)

espécie de lobo – aguará – aguaraçú

Contam os jornais que…

“...o Senador Júlio Tavares escolheu Guaranésia para ser o nome da nossa cidade, que em tupi-guarani significa 'Pássaro da Ilha'...”. Mas a verdade é que Guaranésia não é em tupi-guarani.
Não sou nenhum perito em línguas, mas pelo o que aprendemos no colégio, NÉSIA vem do grego, que significa “ilha”, como por exemplo: Polinésia (Várias Ilhas). E pelo o que pesquisei, Ilha em tupi-guarani é “upã-ua” ou “y paû”.
GUARA sim é em tupi-guarani, que significa “Ave das águas” ou simplesmente “Pássaro”.
Se a origem do nome fosse totalmente em tupi-guarani, o nome da nossa cidade seria Guaraupã-ua, dá pra imaginar?
O nome GUARANÉSIA talvez seja realmente um presente de Índio, nem tupi, nem guarani, mas sim de Índio Grego.
Esse é um erro de quase 105 anos, que nunca foi questionado e que devemos mudar em nossa história.

Leandro Augusto de Andrade
Comunicação Social-Publicidade e Propaganda – UNIFEG.
Publicado no Jornal GAZETA REGIONAL de Guaranésia, em Sábado, 25 de março de 2006. Ano II

23 comentários sobre “O nome Guaranésia

  1. francisco ildefonso neto

    Francisco Ildefonso, perdi os contatos que quase nem eram esclarecidos pelos meus pais ja falecidos, hoje com residencia em Santo Exedito-Chacara Romeiro e em sitio em presidente prudente, saudades do que nao pude sentir pessoalmente.

  2. Nivea Tavares Dias Sampaio

    Além do já dito, aindo completo que não há ilha em Guaranésia, mas a versão de “pássaro branco no pantano” poderia ter sido real, naquela ocasião, quando em nosso Canoas,pantanoso,haveria garcas. Desse modo, satisfaria meu avo Júlio Tavares e meu professor Aires da Matta Machado.

  3. Nivea Tavares Dias Sampaio

    Nasci em Guaranésia em 5/3/1924 ,morava na Fazenda N S da Conceicao deA meus pais- Francisco Ildefonso Dias e Gardenia Tavares Dias ,onde vivi a minha infancia e mocidade.Saí de Guaranésia em 1954,quando casei-me com Antonio Carlos Chaves Sampaio e fui morar numa fazenda em Mariana.Fui aluna do prof Aires da Matta Machado ,professor de folclore na fazendo do Rosário,em Ibirité.Numa de suas aulas perguntou aos alunos sobre a origem dos nomes de suas respectivas cidades.Na minha vez de falar, disse que significava pássaro na ilha e ele caiu em gargalhadas e questionou pois nésia é ilha e guará lobo.Sempre tive dúvidas qto a origem desse nome.Estou feliz em ver que tenho companheiros. Achei interessante e concordo com a teoria da associacao do tupi-guarani com o grego .Agora,aos 88 anos,tive uma resposta que me satisfez.Abracos a todos.

    E Fle falAR

  4. Mauricio Minchillo:.

    Carlos Reis… fazenda Onça tá firme e forte… venha rever.

    Maria Aparecida Santos… a Ana Pequena (Fiorotto) vai muito bem! Tem uma filha, Ana Maria que trabalha na APAE daqui (35 3555 1498) e um filho, Juninho, que trabalha no Fórum. Fui colega da filha mais velha de Ana Pequena, Ângela Fiorotto, que mora fora…

    Lúcia, cadê a música?

    Ivan, parabéns de novo… abraço!

  5. maria aparecida alves de andrade santos

    Eu e minhas duas irmãs nascemos em Guaranésia, Eu não conheço, sai dai com uns 2 anos e minha família não era dai.
    Meu pai: Walter Luiz Alves vivia um pouco em cada cidade, fazendo serviço de calçamento de rua, esses de paralelepípedo. Minha mãe: Abadia de Oliveira Alves. Ambos já falecidos. Sei que tinha, ou tenho uma madrinha conhecida por Ana Pequena. Embora já se faz muito tempo, pois estou com 60 anos, Será que consigo alguma informação dessa pessoa, ou de alguém que conheceu meus pais?

    • Marcia

      Lembro muito do pessoal do Sr. José Vilas Boas, que tem uma filha com apelido de Tinha, e eu era muito amiga dela e das outras irmãs dela. Minha mamãe e D.Jorgina do Seu Sebastião da Várzea, e moramos perto por uns tempos, (nos morávamos depois da ponte, na Várzea e eles um pouco antes da ponte), depois o Sr.Jose Vilas Boas mudou para outra rua, indo pro caminho da estação, e perdemos contato. Caso voce seja parente deles, gentileza informar nosso telefone de Cuiabá, 65-3661.7657 e meus cel.: 65-9699.2304 (VIVO) e 8119.6577 (TIM). Grata, e tudo de bom.

  6. Muito interessante essa colocação do Leandro sobre o verdadeiro significado do nome “Guaranésia” ! Eu sempre fiz o mesmo questionamento e nunca consegui entender como poderia ter tal sgnificado por origem totalmente tupi-guarani com esse “ésia” no final…realmente parece mais uma junção de linguas na tentativa de originar tal significado (Pássaro da Ilha) por “vias tortas” !

  7. William H. Richter

    Encontrei o Batismo do meu 4 avó Pedro Teixeira de Vasconcellos nos registros de JAcui, ele era morador da Aplicação de Santa BArbara, alguem sabe onde é Aplicação de Santa Barbará, isto em 1833.

  8. MARIO LUIZ COSTA QUERINO

    estou tambem procurando dados para fazer uma pagina na internet sobre a familia querino. MEU AVÔ JOSÉ INACIO QUERINO CASADO COM MARIANA DE JESUS QUERINO TIVERAM 06 FILHOS … BUSCO O PASSADO??? E O PRESENTE… FAVOR INFORMAR-ME. OBRIGADO.

  9. YVANY DIAS VILA

    Quando cursei o primário em Guaranésia foi nos ensinado, que o Senador Julio Tavares escolheu esse nome por achar mais bonito,pois
    guara em tupi-guarani significa pássaro e nésia em grego significa ilha.
    Pássaro da Ilha… os outros nomes seriam: Tavarésia em homenagem a ele e
    Gardênia o nome de uma de suas filhas.
    Santa Bárbara das Canoas precisava mudar o nome… ja existia outro
    municipio com esse nome…
    Acho lindo esse nome!No nosso universo cultural existem tantas palavras que vem do grego … essa composição do tupi com o grego da um certo charme… já faz parte da identidade cultural dos guaranesianos…

  10. Durval Baron

    A miha mãe nasceu em Guaranésia, o nome dela é Maria Aparecida Inácio Querino, é neta do Sr José Inácio meu bisavô já falecido, estarei mostrando o site para ela, vai rolar muuiittaaa emocão…. Super Parabéns pela iniciativa, vou fazer uma viagem a cidade o mais breve possível levarei a minha Mãe para matr as saudades……

    • Durval Baron

      A miha mãe nasceu em Guaranésia, o nome dela é Maria Aparecida Inácio Querino, é neta do Sr José Inácio meu bisavô já falecido, estarei mostrando o site para ela, vai rolar muuiittaaa emocão…. Super Parabéns pela iniciativa, vou fazer uma viagem a cidade o mais breve possível levarei a minha Mãe para matar as saudades……

  11. carlos f dos reis

    nasci na fazenda da onça,vi as fotos, publicadas da casa sede da escola o nde minhas irmãs estudaram na decada de 50, senti muita saudade faz muito tempo que não vou por ai gosataria de saber se ainda existe esta fazenda. meu a´vo tinha um sitio dentro da fazenda , doado por mario lima obrigado.

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s