ONG Guaranésia Viva


Histórico da ONG Guaranésia Viva

A ONG Guaranésia Viva foi fundada em 15 de outubro de 2005, no plenário da Câmara Municipal de Guaranésia. A entidade tem sua sede na Rua Major Urias nº 524º Centro, em sua primeira reunião contou com 16 participantes.

A composição da diretora tem validade de 2 anos conforme estatuto, seus membros são; Presidente: Alcino Roberto Marangoni; Primeiro Conselheiro; Paulo Marcos Teixeira; Segundo Conselheiro David Franco da Silva; Secretário Institucional Afonso Henrique Marangoni; Secretário Administrativo; Cláudio Dias Paina; Conselho Fiscal Rogéria Torres; Maria Rosa Aparecida; Maria Clara Marangoni; Suplentes Agnaldo Ponciano e Monalisa Marangoni.

Um importante fato é que a ONG tem a concessão de uma Rádio FM 87,9 Comunitária. A fundação da Rádio foi no dia Maio de 2012, os acertos para conseguir a concessão iniciaram-se no começou de 2.008.

Até que a autorização saísse esteve na linha de frente do Projeto, o saudoso Alberto Emiliano (Preto), falecido em 28/02/16. Assim foram caminhando as coisas, hoje a emissora encontra-se totalmente legalizada perante o Ministério das Comunicações, tendo seu Alvará de funcionamento devidamente atualizado.

Na Inauguração a primeira música tocada foi (Saudade de Minha Terra) de 1.966, composição de Belmonte e Goiá/ Interpretes: Belmonte e Amarai.  (Informações: David Franco da Silva)

Ações da ONG Guaranésia Viva

– Criação de um acervo com dezenas de entrevistas com a população de vários bairros do município para determinar as principais preocupações e desejos da população.

símbolo-ONG-294x300

ong placa-SIPAM-300x225

Visite o blog: ONG Guaranésia Viva

Produção e Lançamento da Hemeroteca Digital de Imprensa de Guaranésia.

Na HEMEROTECA DIGITAL DA IMPRENSA DE GUARANÉSIA você poderá a ter acesso, inteiramente livre e sem qualquer ônus, a edições que incluem desde os primeiros jornais criados na cidade – como o Monitor Mineiro e o Combate, ambos fundados nos anos de 1900 – a jornais extintos no século XX, como o Observador e Folha Mineira, entre outros.

Um trabalho minucioso que levou quase dois anos para ficar pronto. Foi preciso coletar e organizar o acervo formado por antigos jornais e revistas de nossa cidade. O material foi limpo, catalogado e finalmente digitalizado com tecnologia de ponta. São mais de seis mil imagens de páginas que foram arquivadas e possuem sistema de busca “boleana”, ou seja, servem para combinar vários termos numa mesma pesquisa.Você digita uma palavra ou frase e o sistema busca ocorrências. Fantástico!

A Hemeroteca é um portal de antigos periódicos publicados no município que proporciona ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de jornais e revistas.

Digitalizar os antigos jornais de Guaranésia é um sonho que temos desde 2001 quando Guaranésia ganhou o seu museu, a Casa da Memória.

As pesquisas de estudantes sobre a história de Guaranésia, sempre foi acessível, porém difícil com o manuseio dos antigos e velhos jornais no papel.

A pesquisa no museu poderá a partir de agora ser também on-line, com consultas diretas no acervo na Hemeroteca, podendo salvar e imprimir, tudo gratis.

A Hemeroteca Digital é um projeto realizado pelo guaranesiano, museólogo Prof. Me. Ivan Soares David em parceria com Ong GUARANÉSIA VIVA com apoio do Fundo Estadual de Cultura (0674/01/2015), da Prefeitura Municipal e Secretaria da Municipal de Cultura de Guaranésia. A Hemeroteca Digital da Imprensa de Guaranésia tem entre os seus objetivos, facilitar o acesso ao conhecimento e ao acervo da Casa da Memória de Guaranésia. Busca oferecer o melhor de nossa história jornalística a todos os estudantes, pesquisadores e cidadãos. Esperamos que apreciem!

Att. Equipe da Ong Guaranésia Viva e Prof.Ivan Soares David
APOIO: Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (0674/FEC/2015) e Prefeitura Municipal de Guaranésia.
AGRADECIMENTOS: Prefeitura Municipal de Guaranésia, Consult Contabilidade, Jornalista Luis Nassif, Vereadores Dr. Donizete Ribeiro do Valle e Felipe NardiLaudade, Profa. Rosane Scucuglia, Profa. Maria Helena S. D. Torres, Daniel Silva, Edgar Panissa, Carlos Alberto Nardi, Jornal Folha do Povo, Gráfica Real e Taxi do Rosevaldo.

5 comentários

  1. Meu Nome é Dilson, atualmente resido em Londrina-Pr, preciso de alguem ai em Guaranésia, que possa me ajudar a retirar o a Certidão de casamento de meu avô Fernando Merola casado com Maria Rosendo de Oliveira, ele nascido na Italia em Rivello, filho de Antonio Merola e Domenica Bellintante e ela de Vicente Oliveira e Maria Umbelina de Oliveira, como também a certidão de óbito de meu avô Fernando Merola, que faleceu entre os anos 1910 a 1914, quem puder me ajudar, pago todas as despesas.

    Curtir

  2. Busco minha família biológica. Minha mãe, que atualmente deve ter uns 88 anos, chama se Maria José Amélia e deixou um filho de nome Sebastião quando veio para SPaulo. Meus avós paternos que moravam ou moram em Guaranésia: Alice Calmassi e João Alves de Souza
    Agradeço qquer informação.

    Curtir

  3. Boa Tarde Meu nome e José Rodrigo Teixeira da Silva.

    Sou Filho de Celia Lina Teixeira da Silva.
    Sou neto de Antonio Teixeira
    E Bisneto de João Teixeira Martins e Conseição Pautilha da silva.

    Sou Neto de Iraci Lina Teixeira
    E Bisneto de Francisco Maximiliano da silva e Belarmina Lima Da silva

    Eu queria saber se alquem ai conhece alguns deles Pois Meus Bisavos são de Ouro Preto-MG e dessa região ai de MG. queria saber se tenho parentes ai ainda por infomaçoes de minha mãe ela acha que temo parente ai ..

    Moro na cidade de Guaçuí-ES – Caparaó Capixaba.

    Eu quero saber se tenho parentes ai ainda nessa região pois estou fazendo um Longametragem sobre minha familha Teixeira.
    Eu sou Produtor e Diretor de Cinema .
    Desde já agradeço pela atenção.
    contato: caparaorodrigo@gmail.com

    Curtir

  4. Prezados Senhores

    Gostaria, se possível, receber informações sobre o Jequitibá que caiu há alguns meses atrás em Guaranésia. Há registro, por ex., do diâmetro do tronco, da altura, etc? Há estimativa da idade? Ficou preservada pelo menos parte da madeira? Houve contagem do número dos anéis de crescimento?
    Grato pela atenção de V.Sas.
    Atenciosamente

    Marcos Godoy

    Curtir

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!