Família Cristovão José Dias


Umas da famílias mais antigas de Guaranésia.

famili-cristovao-jose-dias
Família de Custódio José Dias e Maria Urbana da Silva (uma das mais antigas de Guaranésia,MG) De pé da esquerda para direita: José Cristovão Ramos, José Tavares de Moura, Francisco Ildefonso Dias, Cinira de Almeida, José Pereira Lima, Ercília de Almeida, Arlindo Dias e Fausto Pereira Lima. Sentadas: Olávia Dias Ramos, Orminda Dias de Moura, Gardênia Tavares Dias, Maria Justina Dias Lima, Francisca Dias de Almeida, Jesuina Ribeiro Dias e Amália Pereira Lima
faz-sao-jose
Fazenda São José - 1925

Administração José Cristóvão Ramos

Ao abrirmos um capítulo dos notáveis prefeitos de Guaranésia, sem dúvida o Sr José Cristovão
Ramos é o que encabeça a pequena lista.

Prefeito no quadriênio de 1951 – 1954, publicou em 1995 o relatório da sua Gestão Administrativa de onde extraímos os seguintes techos:
“Ao atingirmos o término de nossa gestão administrativa nesta progressista comuna guaranesiana,
é com prazer que trazemos a essa Egrágia Câmara e ao povo em geral, a exposição clara das atividades realizadas no transcurso do nosso mandaro. Não nos move qualquer desejo de publicidade,
mas sim o dever de prestar contas, como administrador, aos corpos legislativos, bem como ao interessados todos.
Este relatório está baseado em farta documentação, constante do arquivo da municipalidade, o qual poderá ser examinado por quem desejar fazê-lo. Temos, ainda, em vista cumprir o que a lei determina aos Prefeitos Municipais: “apresentar no último ano de seu mandto, relatório geral de sua administração, prestando contas relativas ao período
final desta” (art. 73, item VI da lei n. 28, de 22-11-47). Assim, satisfazendo à imposição legal, valemo-nos do ensejo para consignar-mos o preito da nossa gratidão a quantos confiando em nós pelo voto livre e cosciente, nos outorgaram o honroso cargo de Prefeito Municipal, desvanecendo-nos, ainda, com a permanência dessa confiança através das horas felizes ou atribuidas de nossa administração” (…).

Dentre os diversos serviços realizados pela sua administração,destacmos o Serviço de Obras.
“Prosseguindo nosso relatório narramos, nesta parte, com os necessários detalhes, os serviços
de utilidade pública: Ruas, Praças e Jardins

Delineamos, de começo, um plano de ação: atacar o serviço de melhoramentos, começando do centro da cidade para a periferia. Com a diminuta renda da Prefeitura, não poderíamos cuidar, ao mesmo tempo, de toda cidade.
Executando esse plano, promovemos a pavimentação de diversas ruas, reformamos o jardim da Praça Paula Ribeiro, construímos passeios e iniciamos a construção da Praça “D.Sinhá”, serviços esses que relataremos adiante.
Não deixamos, contudo, de promover, anualmente, a limpesa das ruas e praças que não foram pavimentadas, bem como as da sede do distrito de Santa Cruz da Prata.
Fizemos os passeios dos próprios públicos em geral, 352 metros quadrados, onde existiam meio-fios e puzemos em execução a lei municipal que obriga os proprietários residenciais em ruas pavimentadas a construírem o seu passeio, o que veio, sobremaneira, dar mais realce à cidade e conforto ao povo”.

j-cristovao-e-o-presidente
José Cristovão Ramos e seus Auxiliares, com o Governador Juscelino Kubstchek em Guaranesia, 1952
Anúncios

18 comentários em “Família Cristovão José Dias

  1. Olá sou bisneta do José Cristóvão, obrigada pela homenagem. Ele junto com minha bisavó Olávia realmente se dedicaram com muito amor para promover o desenvolvimento de Guaranésia.

    1. OLá Carolina, como vai? Um prazer conhecer mais um descendente do Sr. José Cristóvão. Sim, temos um bom material sobre ele e publicamos recentemente um livro sobre a história de Guaranésia onde, é claro, está presente com sua família, como fazendeiro e Prefeito. Ainda temos alguns exemplares caso tenha interesse.
      Também estamos procurando mais informações históricas da cidade. Uma das minhas curiosidades foi saber que ele reformou o jardim publico da praça Cel. Fco de Paula ribeiro (praça da matriz) entre outros melhoramentos e estamos procurando fotos. Caso você tenha, ou um parente, por favor nos envie por e-mail. Será útil para somar neste resgate que fazemos do nosso passado guaranesiano.
      Att.
      Prof. Ivan

  2. Urbano Dias Ramos
    Sou filho de José Cristóvão Ramos, nascido em Guaranésia formado em Direito pela São Francisco em 1947 .
    Atualmente moro em Guaranésia e proprietário da fazenda São José do bebedouro.
    Me sinto muito orgulhoso das referencias feitas a meu pai como homem publico de Guaranésia .

  3. Sou bisneta do José Cristovão Ramos e vivi na Fazenda que aparece na foto por 17 anos(hoje tenho 20)! Ela está linda e muito bem cuidada!! Saudades de Guaranésia!!

  4. EXCELENTE AS INFORMAÇÕES, BEM MEU PAI ERA JOSÉ RIBAMAR DOS SANTOS DIAS, FALECIDO,MINHA MÃE É ISAURA CONTINUA VIVA, EU GOSTARIA DE SABER SE TODAS AS FAMÍLIA DIAS SÃO APARENTADOS.

  5. Meu nome é Carlos, nasci em Marilia sp, mas meus pais eram de Guareanésia, ele se chama João Inácio Carneiro e ela Valdevina Dias Carneiro….ele infelizmente faleceu, mas gostaria de conhecer mais parentes….ele jogou no time de futebol conhecido como time da onça….minha mãe infelizmente não se lembra de seus irmãos que segundo ela fugiram ainda meninos de Santana do Rosal…trabalhou muitos anos na casa da D. Déia e do Sr. Luiz Ribeiro…peço ajuda se alguém puder me dar informações sobre seus possíveis parentes…..só fui 2 vezes em Guaranésia….um dia pretendo voltar ali para quem sabe encontrar parentes…grato a quem puder me ajudar…..

  6. Que felicidade poder ver minhas amigas Ercília e Cinira.
    Qualquer noticia, foto, ou perguntas sobre a minha época , pode escrever que se eu lembrar com todo prazer em responder.
    Sou Maria , hoje com 89 anos,filha de José Maria Firbida e Francisca Milena Abril , nasci em 1922 e conheci muitas famílias de Guranésia.Me casei aí e saí em 1941.
    Famílias:
    Lopes, Meda,Tissei,Solai,Robles,Minhaca,Barleto,Marangoni,Dean,João Vitor dos Santos ,e muitas outras.
    Moro em Jundiai agora e sinto enorme saudades dessa terra tão linda.
    Por favor me mande notícias das pessoas dessa época.Aguardo anciosamente.
    Obrigada
    Maria
    ( O e mail é da minha neta ).

    1. Ola Sra.Maria Firbina.Meu pai nasceu na Fazenda São José do Bebebouro em 1931.Era filho do Administrador da Fazenda na época Sr.José Vicente.Meu pai tinha (pois já é falecido)o apelido de Juquinha.Também resido em Jundiaí, sou nascido em São Paulo, porém me considero Guaranesiano.Minhas tios são Odete(que era casada com o Tonico Zaccaro),Dina, Terezinha, Luiz(que casou-se com Vitalina Solai)e Lourdes.

      1. Olá Domingos Silva, meu avô Urbano Dias Ramos se lembra muito bem do seu pai Juquinha, Luizinho, Gardina e Odete, filhos de José Vicente que era administrador da fazenda, ele ficou muito satisfeito pelo contato, mandou abraços!!

      2. BOM DIA Domingos.
        estamos de passeio em Guaranésia e sou neta do Luiz e Vitalina Solai. Meu pai é o Luiz Gonzaga Solai. Gostariamos de ter noticias da sua mãe (Tia Nena).
        Obrigada!
        Fabiana Ribeiro

    2. Oi Sra. Maria Firbina. Meus avós também são lá de Guaranésia. Ele é José Tissei e ela Maria Minhaca. Pelo jeito a senhora deve te-los conhecido. Eles tiveram 10 filhos: Antonio, João, Nelson, Mario, Alberto, Carmem, Ercilia, Rosa, Angela, Amélia, todos Tissei. A maioria dos descendentes encontra-se no Paraná. São muitos.
      Aqui tem uma foto com todos eles daquela época: http://ow.ly/43Pe1
      Qualquer coisa me escreva.
      Abraços
      Gilberto

    3. Bom dia Maria, sou neta da Vitalina Solai que morava em Guaranésia… bisneta da Carmela Meda e Angelo Solai. Todo ano vamos a Guaranésia para visitar e relembrar.
      Vamos manter contato!

      Obrigada
      Fabiana

  7. Me lembro da visita de Juscelino Kubstchek a Guaranésia em 1952.
    A cidade se preparou para recebe-lo. Os alunos do Grupo Escolar Carvalho Brito em uniforme de gala…na Gestão do então Prefeito José
    Critovão Ramos.

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s