Família Pinheiro da Silva


Synesio Pinheiro da Silva nasceu na fazenda Bebedouro, em Guaranésia – MG, em 04/05/1901.

Foi o 13º prefeito de Guaranésia.

Synesio Pinheiro da Silva aprox 1948

Era filho do Coronel José Pinheiro da Silva e de Paula Pinheiro da Silva.

Desde menino trabalhou no Cartório de Registro de Imóveis Plínio Martins, começando como “office boy”.

Em seguida, foi trabalhar na Coletoria.

Casou –se com Orvalina Pinheiro da Silva aproximadamente em 1923 e foi morar na Rua Cardeal Carmelo, próximo à atual Prefeitura.

Tiveram 7 filhos, porém dois deles faleceram ainda nos primeiros anos de idade.

Foi presidente do clube de aviação.

Saiu do Cartório para ser Prefeito Municipal em janeiro de 1947.

Findo o mandato, retornou ao Cartório.

Aposentou-se.

Vendo seus filhos saírem da cidade em busca de oportunidades de emprego, deixou Guaranésia com destino a São Paulo por volta de 1955.

Faleceu em 1965, na cidade de São Paulo.

Está sepultado no Cemitério Municipal de Guaranésia junto com seus pais, avós, esposa e alguns filhos. Seu túmulo, onde há uma foto dele, é (se não me engano) o 6º à esquerda de quem entra pelo portão principal.

Para saber mais, consulte: http://www.familiaridade.com.br/home.asp?id_pessoa=459933

21 comentários em “Família Pinheiro da Silva

  1. meu nome e marlene sou filha de manoel pinheiro da silva filho e rita alves de brito ambos ja falecidos meu pai da cidade de bezerros pernambuco eu gostaria muito de conhecer algum parente e saber mas sobre a minha história

  2. BOM DIA! ESTOU A PROCURA DE FAMILIARES DE FRANCESCO FERRANTE, ITALIANO, QUE FALECEU EM 1922. E DE FAMILIARES DE DOMINGOS ANTONIO PERES, PORTUGUES, QUE VIVEU EM GUARANESIA EM MEADOS DE 1890/ 1900.PARABENS PELO TRABALHO. INFORMAÇÕES INCRÍVEIS VEJO AQUI!! CLAUDIA FIGUEIREDO

  3. SOU PARENTE DE JONAS PINHEIRO DA SILVA, CIRIO PINHEIRO DA SILVA. MEU NOME E MANOEL JOAO PINHEIRO DA SILVA, NASCI EM ENGENHO VELHO. DA MINHA ARVORE FAMILIAR SO CONHEÇO ATÉ O MEU AVO. EM SANTO ANTONIO DO LEVERGER TENHO PARENTES. PELO QUE VI NO SITE DE COMENTARIOS A FAMILIA PINHEIRO DA SILVA, COMEÇARAM EM IBIRITE MINAS GERAIS. CONTAM OS MAIS VELHOS QUE MUITOS DOS PINHEIROS TRABALHARAM NAS USINAS DE SANTO ANTONIO COMO MARAVILHA E OUTRAS. ME INFORMEM SE SOUBEREM MAIS ALGUMA COISA. ABRAÇOS A TODOS.MANOEL PINHEIRO.

    1. Então, Manoel, se não for homônimo, a família Pinheiro aqui é grande e são políticos, deputados, vereadores e senadores: Jonas Pinheiro – senador, Emanuel Pinheiro, filho de Manoel Pinheiro e deputado. E são fortes na política. São muito conhecidos. Como disse no meu comentário abaixo, são de Santo Antônio do Leverger, poucos quilômetros daqui de Cuiabá. Eles têm muita influência no estado de Mato Grosso inteiro.

  4. MEU NOME E MANOEL PINHEIRO DA SILVA, MEUS AVOS PATERNOS SÃO DA CIDADE DE SANTO ANTONIO DE LEVERGER-MT, SOU CONTADOR, CONHEÇO A ARVORE DA FAMILIA SÓ ATE O MEU A AVO. QUERIA SABER MAIS. ABRAÇOS A TODOS.

    1. Olá, Manoel, Sou de Guaranesia, onde nasci e vivi ate 16 anos. Mas em 1977 vim pra Cuiabá/MT. Santo Antônio do Leverger fica colado aqui em Cuiaba. E seus avos sao conhecidos. Sao da política forte de Mato Grosso. O Emanuel Pinheiro é deputado e filho de Manoel Pinheiro. A família Pinheiro aqui e grande e quase todos políticos. Meu E-Mail : marcinhamedeirosm@gmail.com, hoje sou aposentada pela CEF e ainda sinto saudades de Guaranesia. Há 02 anos fui visitá-la.

  5. Meu nome é Rogério Pinheiro da Silva, filho de Zacarias Pinheiro da Silva e neto de Joao Jorge Pinheiro da Silva. Gostaria de saber se eh possivel saber a minha origem

  6. Prezados amigos, peço desculpas por demorar a responder.
    Não sei exatamente o que ocorreu, mas tive problemas de internet durante algum tempo.
    – Quanto à pergunta da Frais Pinheiro, infelizmente não conheço ninguém chamado Angelo Pinheiro ou Maritza Pinheiro. Espero que consiga encontra-los.
    – Quanto às perguntas da Luzia Pinheiro da Silva e do Odair Pinheiro da Silva, também infelizmente não conheço nenhum parente / antepassado que seja de Alagoas.
    – Quanto à pergunta da Francisca, mais uma vez desconheço parente / antepassado que seja do estado do Ceará. Todos os meus são de Minas Gerais ou do norte do estado de São Paulo.
    – Da mesma forma, quanto à pergunta do Carlos Elias, também desconheço parente / antepassado que seja do estado do RJ.
    Nesse instante estou pedindo a Deus que encontrem os seus familiares.
    Abraço a todos!

  7. Oi meu nome é odair pinheiro da silva, filho de manoel pinheiro sobrinho, somos do interior de Alagoas, cidade Ibateguara, meu pai teve 3 irmãos, Jose Pinheiro, Luiz Pinheiro, João Pinheiro, meu avô, Augusto Pinheiro, a única coisa que sei de minha família, tenho muita curiosidade de saber a origem de minha família, quem sabe não somos da mesma família……

  8. Procuro por Nonata,
    filho de (Jose Pinheiro da Silva ) falecido mais ou menos de 85a 86 no ceara de um ataque fulminante, esse foi empregado dos correios e telegrafos de Lavras da Mangabeira no cearea

  9. Tenho um tio, não sei se vivo ou morto, chamado Manoel Pinheiro da Silva, e que nasceu em Palmeira dos Índios, Alagoas, e que tem como irmãos Júlio, José (meu pai), Antônio, Jorge, Narciso, Ana, Lindinalva, Josefa, Erasmo, todos filhos de Francisco Pinheiro da Silva. Seríamos parentes?

  10. hola estoy en venesuela mi padre se fu a brasil cuando tenia 2 años tengo 25 ahora y quiero localizarlo a el o o mis hemonos o hermanas angelo pinheiro y maritza pinheiro por favor si tiene informacion

  11. Prezada Nilza
    Meu nome é Synesio. Moro em Sorocaba/SP. Sou neto de Synesio Pinheiro da Silva (esse que está na foto ai em cima).
    Será que somos parentes distantes? Tenho uma árvore genealógica da família, mas só vai até meus tataravós.
    Gostaria muito de saber quem foram os pais dos meus tataravós e assim por diante.
    Você ou seus pais conhecem meu avô Synesio ou o meu pai, Luiz Gonzaga Pinheiro?
    Se quiser, entre em contato comigo: synesion@yahoo.com.br
    Abraço!
    Obs. caro Prof. Ivan, mais uma vez obrigado por nos oferecer esse “portal” de Guaranésia. Pena que meu pai, que tanto amava essa cidade, não é mais vivo para ver tudo isso…
    Abraços!

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s